Projeto permite que jovens aprendam e possam praticar as danças urbanas

Com o intuito de apresentar a dança como instrumento de arte e cultura para crianças, jovens e adolescentes, nasceu o Projeto Anjos D’Rua, que promove, gratuitamente, oficinas de danças urbanas em Belo Horizonte. As atividades, que iniciaram-se há 14 anos, atendem cerca de 300 alunos, de diversas partes de BH e da Região Metropolitana.

Idealizado por Maria Auxiliadora Aguiar e Wesley Ribeiro, o projeto acontece como parte do programa Escola Aberta, funcionando no espaço da E.M. Monsenhor Arthur de Oliveira, no bairro Caiçara, região Noroeste de BH. Além de promover oficinas de dança, o Anjos D’Rua pretende formar profissionais da área artística, estabelecendo métodos de crescimento.

Os alunos interessados tornam-se monitores e, posteriormente, professores dentro do próprio projeto, uma oportunidade de ganhar experiência para adentrar ao mercado. Já para os que desejam profissionalizar-se como bailarinos, foi criada a Cia. Anjos D’Rua, uma companhia que mescla as Danças Urbanas com outras vertentes da dança, como Ballet, Jazz e Contemporânea.

12002629_1469390270035591_7510324928924804286_o

De acordo com Bruna D’Carlo, pedagoga e coordenadora do projeto, a prática da dança pode trazer inúmeros benefícios aos envolvidos, como respeito ao próximo, aumento na autoestima, desenvolvimento cognitivo e motor, socialização, envolvimento com questões políticas e sociais e fortalecimento do sentimento de pertença.

Entretanto, uma vez que o projeto não conta com nenhum patrocínio, dar continuidade as tarefas promovidas torna-se um desafio, ocasionando a falta de materialidade e de espaço para a ampliação do número de turmas, além da falta de reconhecimento do papel do trabalho com a dança pelas instituições escolarizadas.

Apesar dos pesares, a concretização do projeto gerou bons frutos. São várias as premiações em competições e festivais pelo Brasil: 1º lugar no Meeting de Indaiatuba (2006), 1º lugar no Dançaraxá (2007), 1º lugar no Festival de Dança de Cabo Frio (2011), 1º lugar Passo de Arte Minas (2012) e 2º lugar no Festival Internacional de Dança de Joinville (2013).

Nesse domingo (10), a Cia Anjos D’Rua estreará seu novo espetáculo: “Resiliência“. A apresentação acontecerá em duas sessões, às 18h e 20h, no Espaço Cultural Ambiente – Rua Grão Pará, 185, Sta. Efigênia. Ingressos à R$10,00. Mais informações na fanpage da companhia.

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!