Projeto de privatização de rodovias da Grande BH prevê criação de 13 pedágios; veja valores

11/12/2024 às 18h13 - Atualizado em 13/12/2024 às 13h05
Pedágio BH Confins
Ao todo, estão previstos 13 pedágios. (Divulgação/Seinfra)

O projeto para privatização de rodovias que atravessam a Grande Belo Horizonte pode resultar na instalação de 13 novos pedágios na região. A proposta faz parte da concessão do Lote Rodoviário Vetor Norte, apresentada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) do Governo de Minas Gerais.

O projeto contempla trechos das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, que conectam Belo Horizonte a 12 municípios: Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.

O plano inclui a instalação de 13 pórticos de pedágio no modelo free flow, no qual a cobrança é feita eletronicamente, sem a necessidade de paradas. As tarifas serão proporcionais à distância percorrida. Veja abaixo a previsão das cobranças.

(:Reprodução/Seinfra)

Lote Rodoviário Vetor Norte

Ao todo, são 123,4 km de malha viária, que podem receber investimento de R$ 4 bilhões, sendo R$ 2,95 bilhões destinados às obras e R$ 1,34 bilhão voltados para a manutenção e operação das rodovias. O plano inclui duplicações, faixas adicionais, contornos viários, melhorias em acessos, construção de passarelas e reforço na sinalização.

Entre as principais propostas estão a duplicação de 34,29 km de pistas, melhorias em acessos e a construção de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos. O plano prevê ainda a instalação de passarelas, reforço na sinalização, construção de viadutos e outros dispositivos de segurança, com o objetivo de reduzir em até 2,5 mil o número de acidentes ao longo de 10 anos.

O Governo do Estado estima que, com as mudanças, o tempo de deslocamento entre Belo Horizonte e Sete Lagoas será reduzido em mais de 27 minutos, enquanto o trajeto até a Serra do Cipó será encurtado em 21 minutos.

A proposta passa por pública à população, que está disponível neste link. O leilão está previsto para o segundo trimestre de 2025, com início da operação ainda no mesmo ano.

O Governo defende ainda que, além de gerar cerca de 24 mil empregos diretos e indiretos, a concessão deve contribuir com uma arrecadação estimada de R$ 600 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) para os municípios envolvidos.

Pontos de cobrança e valores

RodoviaKmPórticoTarifa
MG-01017,4P17R$ 1,68
MG-01027,6P16R$ 3,61
MG-01046,4P06R$ 5,04
MG-01093,4P05R$ 4,9
MG-4244,2P15R$ 1,66
MG-42410,1P11R$ 1,66
MG-42415P12R$ 1,66
MG-42423,7P14R$ 3,19
MG-42435,8P09R$ 3,08
MG-42445,5P13R$ 2,70
LMG-8005,6P22R$ 3,54
LMG-80011,4P10R$ 2,04
Contorno Matozinhos3P21

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

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