Projeto tem 800 vagas gratuitas em escolinhas de futebol para meninos e meninas de BH

escolinha-futebol
Vagas são prioritárias para alunos de escolas públicas e moradores de regiões socioeconomicamente vulneráveis (Divulgação/PBH)

Belo Horizonte tem 800 vagas gratuitas em escolinhas de futebol para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As inscrições começaram na última segunda-feira (6), por iniciativa do projeto Seleções do Futuro, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. São quatro núcleos de formação que incluem as regionais Venda Nova, Barreiro, Centro-Sul e Nordeste.

As aulas de futebol serão voltadas prioritariamente para alunos de ambos os sexos que frequentam escolas públicas e/ou são moradores de áreas de vulnerabilidade social. O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte.

As fichas para inscrição estão disponíveis nos quatro núcleos, sendo eles os campos do Radiante (bairro Lagoa, região de Venda Nova), Santa Maria (bairro Santa Maria, região Centro-Sul), Inconfidência (bairro Concórdia, região Nordeste) e Vale do Jatobá (bairro Vale do Jatobá, região do Barreiro).

Identificação e acompanhamento do responsável

Para realizar a inscrição, o aluno precisa de documento de identificação e deve estar acompanhado de um responsável (confira os horários de inscrição para cada núcleo abaixo). O curso de futebol tem duração de 12 meses, e será realizado com recursos no valor total de R$ 674 mil.

Os alunos terão duas aulas de futebol de campo por semana, com duração de 90 minutos cada uma. Elas acontecerão no período de contraturno escolar dos participantes, podendo acontecer de manhã ou à tarde das segundas e quartas-feiras ou das terças e quintas-feiras.

Participantes receberão uniforme

Todos os alunos receberão uniformes completos para realização das atividades propostas, incluindo calção, camisa, colete, meião e chuteira. O objetivo do projeto é democratizar a prática do futebol de base no município e promover condições favoráveis ao desenvolvimento da modalidade entre crianças e adolescentes.

A iniciativa é executada pelo Instituto Trilhar, contratado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer por meio de processo de licitação. O Instituto Trilhar possui um coordenador-geral, quatro coordenadores-técnicos, sendo um para cada campo, e 16 estagiários de educação física envolvidos na execução do Seleções do Futuro.

Locais de inscrição e aulas

Núcleo: Radiante
Campo do Radiante Futebol Clube (Comunidade da Lagoa)
Rua José Sabino Maciel, 200, Bairro Lagoa
Venda Nova
Inscrições: segundas e quartas, das 8h às 11h / 14h30 às 17h30

Núcleo: Santa Maria
Campo do Esporte Clube Santa Maria
Rua Gentios, s/nº, Bairro Santa Maria
Centro-Sul
Inscrições: terças e quintas, das 8h às 11h / 14h30 às 17h30

Núcleo: Inconfidência
Arena Inconfidência
Rua Jundiaí, 289, bairro Concórdia
Nordeste
Inscrições: terças e quintas, das 7h às 10h / 13h às 16h

Núcleo: Vale do Jatobá
Arena Inconfidência
Av. Senador Levindo Coelho, 2.280 – Mangueiras
Barreiro
Inscrições: segundas e quartas, das 8h às 11h / 14h30 às 17h30

Com PBH

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!