Proteja seu pet: Vacinação contra raiva tem data estendida em BH

Vacinacao para caes e gatos tem prazo estendido
Donos de pets tem até sexta-feira (18) para vacinarem seus animais (FOTO ILUSTRATIVA: Reprodução/FreePick)

Atenção donos de pets de BH: O prazo para vacinação contra raiva para cães e gatos foi estendido até a sexta-feira (18). Por conta da pandemia, a Prefeitura da capital ampliou os dias de campanha para evitar aglomerações. O prazo anterior era de 7 a 12 de dezembro. Com a nova data, os tutores ganharam mais uma semana para proteger seus bichinhos.

Para esta semana, houve readequação no número de postos. Agora, cada regional, exceto a Nordeste, conta com um local para vacinação. Já na Regional Pampulha, onde a procura foi menor durante a primeira semana, foram mantidos 13 postos.

A vacinação será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. No Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Regional Norte, localizado na rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo, o atendimento será das 8h às 17h. Os postos de vacinação você confere aqui.

180 mil pets protegidos

Segundo a prefeitura, de 7 a 12 de dezembro foram vacinados mais de 180 mil animais (cerca de 147 mil cães e 32 mil gatos). O objetivo da campanha é manter o controle da raiva em Belo Horizonte. Embora a doença não seja registrada em humanos desde 1984 e em cães desde 1989, o vírus da raiva permanece em circulação na capital. Dados até outubro apontam que, neste ano, foram capturados oito morcegos positivos para raiva.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade, gestantes ou não (desde que já tenham tomado as três doses da vacina múltipla ou polivalentes, V8 e V10). Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores. O uso de máscaras é obrigatório nos postos de vacinação.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!