Bolsonaristas organizam protesto, mas encontram três vezes mais guardas em BH

ato praça da liberdade
Grande quantidade de guardas municipais e policiais militares fazem o policiamento da Praça da Liberdade para coibir a reunião de manifestantes em ato golpista (Asafe Alcântara/BHAZ)

Após alerta para possível manifestação de bolsonaristas na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e em outras cidades do Brasil, menos de dez pessoas se reuniram no horário marcado para o protesto. O BHAZ esteve no local e flagrou oito pessoas com camisas verde e amarela, “uniforme” normalmente utilizado por bolsonaristas.

No início da tarde, o prefeito Fuad Noman (PSD) determinou várias medidas para impedir que o ato fosse realizado no local. A manifestação faz parte de um movimento golpista e, após a quebradeira verificada em Brasília no domingo, o chefe do Executivo de BH adotou medidas para impedir a repetição das cenas da capital federal.

Grande quantidade de guardas municipais e policiais militares fazem o policiamento da Praça da Liberdade para coibir o início de qualquer movimento desta natureza. Os guardas estão em uma quantidade até três vezes maior que os bolsonaristas que foram protestar.

Medidas como multas, proibição de ocupação ou bloqueio de vias públicas e identificação de veículos foram determinadas com base em decisão desta manhã do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Multa, prisão e mais

Na ADPF 519, Moraes determinou que órgãos de segurança pública de todos os estados impeçam quaisquer tentativas de ocupação ou bloqueio de vias públicas, especialmente nos locais indicados para a chamada “mega manifestação nacional pela retomada do poder” programada para hoje.

O prefeito determinou as medidas “considerando que movimentos antidemocráticos (com pedidos de intervenção militar e não aceitação do resultado das eleições) não são constitucionalmente protegidos pelo direito de reunião e configuram prática criminosa”.

Uma das determinações é que sejam impedidas tentativas de ocupação ou bloqueio de vias públicas, espaços públicos e prédios públicos em toda a cidade por movimentos antidemocráticos.

Fuad Noman também determinou que seja aplicada multa no valor de R$ 20 mil para pessoas físicas, e R$ 100 mil, para pessoas jurídicas, que descumprirem a determinação do STF.

Mais de 730 presos

Até o momento já foram presas 736 pessoas envolvidas ataques terroristas ocorridos na Praça dos Três Poderes, no domingo (8), em Brasília. A lista com os nomes dos detidos foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.

As prisões aconteceram após bolsonaristas extremistas invadiram o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e no STF (Supremo Tribunal Federal) em uma escalada de violência e destruição. Também foram detidos participantes do acampamento golpista desmontado no Quartel-General do Exército de Brasília.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Asafe Alcântara[email protected]

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas.
Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!