Prudente de Morais se transforma em ‘mangue’ e mais de 70 carros podem ter ‘perda total’

Divulgação/BHTrans + Maira Monteiro/BHAZ

Uma das principais vias da região Centro-Sul de Belo Horizonte, a avenida Prudente de Morais se transformou em um grande rio – ou na extensão do córrego do Leitão que passa sob ela – na noite de terça (28). Nesta quarta (29), trecho da avenida amanheceu como um mangue, tomado por lama, garagens estão bloqueadas e mais de 70 carros podem ter perda total, quando não há possibilidade de recuperação do veículo.

“Moro aqui há 40 anos, sempre teve alagamento, mas nunca vi assim. A água nunca chegou nem a entrar na nossa garagem. Desta vez, não só entrou, como chegou até o capô dos carros”, afirma, ainda anestesiada, Carla Roque, moradora do último edifício da Prudente de Morais antes da barragem Santa Lúcia.

“A rua aqui do lado, a Zoroastro Tôrres, se transformou num rio. A prefeitura fez uma contenção aqui em cima [aponta em direção à barragem Santa Lúcia] que funcionou muito bem. Mas a água passou por trás. Precisamos desligar o elevador, desativar o gás, já que teve um vazamento”, conta ao BHAZ.

+ Cenário de guerra no Lourdes: Marília de Dirceu destruída, carros capotados, asfalto arrancado e mais

A garagem e uma pracinha em frente ao edifício foram tomados pela água e, após o nível baixar, pela lama. Como entrou terra e água no motor, os moradores temem ter perdido os carros – ao menos 70 foram danificados.

+ Prudente alagada: TRE-MG tem andar inundado e suspende atendimento em todo o Estado

O comércio também foi castigado. Ao longo da Prudente, ao menos 20 estabelecimentos foram inundados. No trecho que está com lama, perto da barragem, pelo menos seis estão fechados.

O motorista, inclusive, deve ficar atento. O trecho liga o fim da avenida Prudente de Morais vindo do Centro à avenida Arthur Bernardes, uma das principais ligações com os bairros São Bento, Santa Lúcia e até mesmo Belvedere. Até o fim desta manhã, a via estava interditada.

Avenida Prudente de Morais (Maira Monteiro/BHAZ)

Cenário de guerra

Na “continuação” da Prudente de Morais em direção ao Centro, cenário de guerra no bairro de Lourdes, especialmente na rua Marília de Dirceu. Ainda nesta manhã, ao menos 12 carros bastante danificados – alguns capotados -, oito estabelecimentos danificados, ruas sem energia elétrica e presença de agentes, especialmente da BHTrans.

“Parece sim cenário de guerra. Nunca vi isso. Ficamos todos muito apreensivos quando vimos a força da água”, conta Diogo Assis, morador de um prédio na rua Felipe dos Santos há 7 anos.

Para se ter uma ideia da violência da chuva, especialmente nesse ponto da cidade, a região Centro-Sul recebeu mais da metade, em cerca de 2h, do esperado para todo o mês de janeiro. Foram registrados 183 mm entre 19h50 e 22h20, segundo a Defesa Civil – de longe, a área onde mais água caiu.

ACUMULADO DE CHUVAS (mm), por regional de 19h50 até às 22h20 de terça-feira 28/01:

  • Barreiro: 136,6 (42%)
  • Centro Sul: 183,4 (56%)
  • Leste: 44,8 (14%)
  • Nordeste: 18,2 (6%)
  • Noroeste: 41,2 (13%)
  • Norte: 4,2 (1%)
  • Oeste: 103,6 (31%)
  • Pampulha: 10,6 (3%)
  • Venda Nova: 0,4 (0%)

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
Média Climatológica JANEIRO: 329,1 mm

Mais chuva!

E a previsão é de ainda mais chuva na capital mineira. “Possibilidade de pancadas de chuva (50 a 70 mm) com raios e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h até 8h de quinta-feira (30)”, afirma, em alerta emitido, a Defesa Civil de BH.

Portanto, o morador deve tomar precauções para não se colocar em risco ou mesmo ter transtornos. Confira as recomendações do órgão:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!