Quarto banheiro autolimpante de BH começa a funcionar nesta sexta; veja local

05/06/2025 às 16h55
(Reprodução/PBH)

O quarto banheiro público autolimpante de Belo Horizonte começa a funcionar nesta sexta-feira (6), na Praça Raul Soares. A Prefeitura de BH (PBH) informou que o novo equipamento deve atender mais de 500 usuários por dia, de maneira gratuita, das 6h às 22h.

Os outros três banheiros funcionam na Rua Tabaiares, próximo à Rua Sapucaí; na Praça da Estação e na Praça Rio Branco (Rodoviária), e já atenderam mais de  110 mil usuários desde fevereiro.

“São cerca de 500 usos diários em cada cabine, por vendedores autônomos, motoristas de aplicativos e demais públicos que circulam diariamente pelo centro da capital. Esse volume de utilização reforça que havia uma grande demanda por esse equipamento gratuito. A tendência, com o bom uso dessa solução, é ampliar a oferta para outros pontos da cidade”, destacou o secretário Municipal Adjunto de Política Urbana, Pedro Maciel.

A Prefeitura de Belo Horizonte planeja instalar mais duas unidades neste ano, na Rua Rio de Janeiro, próximo à Praça Sete, e outra em localização a ser definida na área central do município.

Uma empresa contratada pela PBH é responsável pela locação, instalação, operação e manutenção dos banheiros públicos. O contrato tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos.

Funcionamento

De acordo com a PBH, as instalações foram projetadas com tecnologias que promovem o uso eficiente de água e energia elétrica, resistência a vandalismo, além de atender a requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Cada banheiro conta com duas cabines, equipadas com vaso sanitário, pia, reservatório de sabonete líquido, papel higiênico e secador de mãos, com reposições diárias. A permanência limitada a 10 minutos por usuário.

O acionamento de todos os serviços – sabonete, água e secagem das mãos – é realizado por sensores de aproximação, evitando o contato físico e, consequentemente, a exposição a agentes microbiológicos. Também será veiculada uma mensagem de áudio com instruções sobre o uso adequado do banheiro.

As portas dos banheiros são equipadas com sinalizações claras para informar os usuários sobre o status do equipamento: “livre” (luz verde), “desligado” (luz vermelha), “ocupado” (luz amarela) e “limpeza” (luz azul).

A porta se fecha automaticamente após 10 segundos, mas pode ser aberta e fechada manualmente a qualquer momento. Além disso, há um sensor de emergência na parte interna da cabine que, ao ser acionado, permite a abertura automática da porta por 2 minutos.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ