Quatro pessoas são indiciadas por extração ilegal de minério em Nova Lima

Extração ilegal de minério
Foram criadas empresas fictícias para a empreitada (PF/Divulgação)

Uma operação da Polícia Federal que busca combater a extração ilegal de minério em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, cumpriu seis mandados de busca e apreensão no estado nesta quarta-feira (19). Quatro pessoas foram indiciadas e podem cumprir até 29 anos de prisão, se condenadas. Há outros três inquéritos policiais em que os mesmos suspeitos são investigados por crimes semelhantes. 

As investigações, que tiveram início em julho de 2020, identificaram que os envolvidos fizeram extração ilegal de minério de ferro de pista paralela à BR-040, na altura do km 569, simulando atividades de terraplanagem. Para fazer isso, os investigados requereram autorização à concessionária da rodovia e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para “melhoria de acesso a terreno por meio de utilização da faixa de domínio”.

Extração ilegal
Investigados podem pegar até 29 anos de prisão (PF/Divulgação)

Em vez de realizar a obra citada, eles teriam realizado a extração ilegal de minério, sem dispor da licença ambiental necessária. De acordo com a Polícia Federal, foram criadas empresas fictícias para a empreitada.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 4ª Vara Federal da capital mineira e cinco deles foram cumpridos em Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, e um em Nova Lima. A PF reforça que o material apreendido será analisado e periciado, contribuindo para reforçar as provas já existentes.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!