Rebelião com fuga em unidade do Horto mobiliza autoridades e causa apreensão

rebeliao horto
FOTO ILUSTRATIVA (Moisés Santos/BHAZ)

Uma rebelião seguida de fuga registradas na tarde deste domingo (15) em uma unidade no bairro Horto, região Leste de Belo Horizonte, mobiliza autoridades mineiras. O motim ocorreu no Centro Socioeducativo Horto, na rua João Alfredo.

Informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros dão conta de que dois agentes foram feitos reféns pelos internos rebelados. Os homens da lei foram ameaçados com instrumentos cortantes no pescoço.

Por nota, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) informou que a fuga de 13 adolescentes ocorreu por volta das 15h de hoje e, às 17h, 11 tinha sido recapturados. “Portanto, menos de 3h depois, apenas dois adolescentes continuam sendo procurados”, informa em trecho do comunicado (veja na íntegra abaixo).

Ainda conforme a pasta, um terceiro agente foi contido antes da fuga. “Neste momento, esses agentes já foram liberados por intervenção de outros profissionais da unidade Horto e de Centros Socioeducativos vizinhos”, diz, em nota divulgada às 17h.

A secretaria ainda informou que os danos ao patrimônio ainda serão contabilizados e que “os adolescentes envolvidos terão seus atos e nomes comunicados ao Judiciário para aplicação das sanções cabíveis”.

Tensão

A fuga causou intensa mobilização das autoridades. “Vários adolescentes já recapturados, não se sabe quantos fugiram. Muitos outros nos telhados. Subsecretário da Suase (Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo) a caminho”, informou, por nota, o Corpo de Bombeiros por volta das 15h50.

Ao menos 12 viaturas da Polícia Militar estavam, naquele momento, no local e no perímetro para interceptar possíveis rotas de fuga – o helicóptero da corporação também sobrevoa a região. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Samu e Bope também foram mobilizadas.

“Até o momento, sem vítimas”, afirmaram os militares.

Nota Sejusp

“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que 11 adolescentes do Centro Socioeducativo Horto, em Belo Horizonte, foram recapturados neste domingo, 14/3. Treze jovens conseguiram fugir por volta das 15h de hoje – portanto, menos de três horas depois, apenas dois adolescentes continuam sendo procurados. As recapturas aconteceram rapidamente por meio de uma ação integrada das forças de segurança, envolvendo  Sejusp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

As fugas aconteceram depois que parte dos jovens da unidade conseguiram conter três agentes socioeducativos. Neste momento, esses agentes já foram liberados por intervenção de outros profissionais da unidade Horto e de Centros Socioeducativos vizinhos.

O cálculo dos danos ao patrimônio estão sendo contabilizados. 

Os adolescentes envolvidos terão seus atos e nomes comunicados ao Judiciário para aplicação das sanções cabíveis.

Ascom-Sejusp”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!