A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de risco geológico para cinco regiões da capital. Segundo o órgão, os volumes de chuvas registrados nos últimos dias e a previsão de novas chuvas pode provocar deslizamentos e desabamentos de casas em cinco das nove regionais de BH.
Existe risco geológico forte na região Venda Nova, Norte, Nordeste, Pampulha e Leste. O alerta é válido até a próxima segunda-feira (18).
A Defesa Civil pede que os moradores dessas localidades se atentem aos sinais e saiam imediatamente dos seus imóveis em caso de acidentes. Veja abaixo alguns dos indicadores que devem ser observados:
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores;
- Muros e paredes estufados;
- Estalos.
O órgão ainda recomenda uma série de cuidados, como colocar calhas no telhado de casa, consertar vazamentos em reservatórios e caixas d’água, não jogar lixo ou entulho na encosta e não despejar esgoto nos barrancos. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros discando 193.
Após temporal, BH pode ter mais chuva forte; veja previsão do tempo
Belo Horizonte poderá ter chuva forte nesta quinta-feira (14), após a tempestade que causou estragos na cidade na tarde de ontem (13).
Segundo a Defesa Civil, a previsão indica que o dia será de céu nublado com chuvas fortes e trovoadas isoladas. Ainda segundo o órgão, a temperatura mínima registrada foi de 16,1ºC e a máxima estimada é de 25ºC. Além disso, a umidade relativa do ar deve girar em torno de 60% à tarde.
Ao BHAZ, o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a possibilidade de tempestades permanece até domingo (17). “Resumidamente, o feriado do Dia da Proclamação da República e o final de semana serão marcados por céu com muitas nuvens e pancadas de chuva“, afirma.