Santa Casa: Pacientes e acompanhantes quebraram vidros para não inalar fumaça e fuligem em incêndio

Incêndio mobilizou bombeiros, PM, Samu, brigadistas do próprio hospital e até o Bope (Reprodução/redes sociais + Maira Monteiro/BHAZ)

Pacientes e acompanhantes que estavam no hospital Santa Casa durante o incêndio que atingiu um quarto no 10º andar da unidade, na noite de hoje (27), quebraram vidros de janelas para conseguir respirar. Ninguém se feriu na ocorrência (veja detalhes abaixo). As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros em coletiva na unidade de saúde, na região Centro-Sul de BH, após a contenção e rescaldo das chamas.

Além da atuação dos bombeiros e de policiais militares, destaque também para os brigadistas da Santa Casa e profissionais de saúde. Segundo relatos, os profissionais foram muito ágeis na dinâmica para resguardar os pacientes e acompanhantes. Por lá, estavam crianças, jovens e adultos em tratamento, junto de seus acompanhantes. Houve princípio de pânico, com correria, e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) foi acionado para auxiliar o trabalho dos bombeiros e demais envolvidos.

O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, explicou que a proximidade do batalhão da corporação com o hospital fez com que os agentes chegassem à unidade em questão de minutos. “Segundo relatos das próprias pessoas que estavam lá naquele momento, aparentemente, ocorreu uma falha com equipamento, elas relatam uma pequena explosão, e a partir disso e de um vazamento no sistema de oxigênio, a gente começou a ter um princípio de incêndio”, disse.

Mais de 200 pessoas em dois andares

Segundo ele, uma das primeiras preocupações dos agentes era confinar o incêndio, para evitar que as chamas se alastrassem pelo resto do andar “especialmente considerando que é um andar de terapia intensiva, e também de fazer uma ocupação simultânea dos outros andares”.

“As equipes do Corpo de Bombeiros se distribuíram então, a gente fez a evacuação de mais de 200 pessoas do 9º e 10º andares, que eram os andares mais diretamente afetados, com apoio aqui das equipes não só da Santa Casa, do Samu, da Polícia Militar, fizemos essa evacuação”, explicou.

“No momento, o sistema de oxigênio do 10 andar ele se encontra isolado. Não há aparentemente nenhum tipo de dano estrutural no imóvel, que é uma situação muito é importante para que a gente possa fazer uma retomada segura com esses pacientes. Nos demais andares foram feitas vistorias pelas equipes Corpo de Bombeiros, em todos os andares, não existe risco em nenhum dos outros andares”, relatou o tenente.

Situação de pânico

Pedro Aihara ainda contou que o paciente que estava próximo ao equipamento, no momento do princípio de incêndio, foi imediatamente retirado. “Não há relato de nenhum tipo de queimadura, nenhum tipo de agravamento. Os pacientes que precisaram receber atendimento médico dizem respeito apenas a complicações superficiais relacionadas, principalmente, a aspiração de fuligem, considerando a fumaça”.

“No momento que aconteceu o princípio de incêndio, naturalmente houve também uma situação de pânico, em decorrência disso algumas pessoas, alguns pacientes, pra própria situação da ventilação do prédio, eles acabaram quebrando algumas janelas, não houve nenhum tipo de afetação dessas vítimas”.

Trabalho em equipe

Técnicos da Defesa Civil avaliaram as dependências do hospital e os pacientes foram encaminhados, aos poucos, de volta aos respectivos andares. Segundo o tenente, ao que tudo indica, a realocação deve ocorrer tranquilamente. Ele citou a atuação da equipe orgânica do hospital e destacou o trabalho em equipe das corporações que aturam na ocorrência.

A conversa com a imprensa também contou com a participação de João Costa, diretor jurídico, de governança e planejamento da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Ele contou que o incêndio ocorreu no quarto número 61, do 10º andar.

“Nós temos 50 unidades de CTI nesse andar, então nós tínhamos paciente e eles tiveram que ser removidos. Então foi acionada nossa brigada de incêndio, fizemos os primeiros movimentos, utilizamos os equipamentos que a gente tinha, extintores de incêndio e logo chegou o Corpo de Bombeiros, e aí sim atuou no sentido de debelar, de controlar. Como é CTI, as pessoas estão no oxigênio, o incêndio acabou ocorrendo um pouco por isso”, disse.

Pacientes transferidos

“A Santa Casa teve que tomar providências no sentido de remanejar, evacuar pacientes do 10º e 9º andar. como são pacientes de CTI, nós tivemos que transferir alguns pacientes, agradecemos a atenção dos órgãos públicos, em particular o Samu, que nos ajudou a transferir pacientes”.

De acordo com João Costa, 15 pacientes foram levados para o hospital João XXIII, e alguns outros para o São Lucas. Segundo ele, o remanejamento dos pacientes ainda estava em andamento junto ao Samu e o incêndio não deixou feridos.

“Alguns pacientes que estavam em condições eles desceram e ficaram aguardando, estamos retornando com os pacientes para os leitos”, disse. “O 10º andar vai ficar isolado para ser recuperado e voltar a atender os pacientes da Santa Casa”, explicou.

“Nenhuma vítima em decorrência do incêndio. Nesse momento, como são pacientes graves, pacientes de CTI, que tiveram que ser remanejados, nossos médicos estão verificando as condições dos pacientes. O que podemos informar é que, em decorrência do incêndio, não tivemos nenhuma vítima”.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!