Santa Luzia é 1ª cidade da Grande BH a vacinar profissionais da educação infantil

vacinação-profissionais-educação-infantil
Profissionais da educação infantil puderam se vacinar em Santa Luzia (Reprodução/@prefeiturasantaluzia/Instagram)

Santa Luzia é o primeiro município da região metropolitana de Belo Horizonte a imunizar contra a Covid-19 os profissionais da educação infantil. A vacinação teve início na manhã desta sexta-feira (21) e continuará na próxima semana. A sede da Secretaria Municipal de Educação está sendo usada como ponto de imunização deste grupo.

Segundo a Prefeitura Municipal de Santa Luzia, a vacinação seguirá até às 17h20 de hoje, e aqueles que não conseguirem receber o imunizante terão uma chance na próxima sexta-feira (28). Os profissionais que estão sendo vacinados a são os diretores, vice-diretores, supervisores e professores do 1° e 2° períodos.

Os assistentes de secretaria, secretários, auxiliares de serviços gerais, monitores e profissionais de apoio também estão recebendo o imunizante. Todos esses profissionais são de 22 escolas municipais e 6 UMEI1s (Unidades Municipais de Educação Infantil).

Profissional precisa trabalhar em Santa Luzia

As doses utilizadas são da Astrazeneca e da Fiocruz. Mesmo que morem no município, os profissionais da educação infantil que trabalham em outras cidades não estão inclusos. Isso porque a vacinação é voltada para os educadores das escolas de Santa Luzia. São cerca de 800 pessoas deste grupo a serem vacinadas no município.

“A vacinação de todos os profissionais da educação dependerá do recebimento das doses da vacina pelo município”, afirmou a prefeitura. Quanto aos demais trabalhadores da educação infantil, o município informou que elaborará, na próxima semana, um calendário que incluirá também os professores da rede conveniada e de escolas particulares.

Conforme dito pela Prefeitura Municipal, todos os idosos acima de 60 anos já receberam pelo menos a primeira dose da vacina. Além disso, o município informou que todos os profissionais das forças de segurança e todos os profissionais de saúde também estão imunizados contra a Covid-19. No momento, está em andamento a vacinação de pessoas acima de 18 anos com comorbidades.

Aulas presenciais ainda não estão autorizadas

Até o momento, o retorno das aulas presenciais em Santa Luzia não está autorizado pela administração municipal. Ademais, também não há previsão de quando a autorização vá ocorrer.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!