Depois de uma primeira semana do ano marcada por chuva diária, moradores de Belo Horizonte acordaram com céu claro nesta quinta-feira (8). A cena é um indicativo da previsão do tempo para os próximos dias: a chuva deve dar uma trégua a partir de hoje.
De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas que atingiram a capital mineira nos últimos dias foram provocado pela atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo a meteorologista, esse episódio da ZCAS teve início no último sábado, dia 3 de janeiro, e seguiu até quarta-feira (7).
“Este fenômeno, Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é caracterizado pelo acoplamento de uma frente fria com um canal de umidade que se estende da Amazônia até as regiões Centro-Oeste e Sudeste, favorecendo a formação de uma extensa faixa de nebulosidade, que se inicia na Amazônia, e a ocorrência de chuvas persistentes”, explica a meteorologista.
Nesta quinta-feira (8), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuva isolada. A temperatura mínima foi de 16,7 °C, e a máxima estimada é de 29 °C. Já a umidade relativa mínima do ar em torno de 40% à tarde.
Veja previsão para os próximos dias em BH
Sexta-feira (9): mínima de 17 ºC, máxima de 30 ºC; previsão de céu nublado;
Sábado (10): mínima de 16 ºC, máxima de 30 ºC; previsão de poucas nuvens;
Domingo (11): mínima de 16 ºC, máxima de 30 ºC; previsão de poucas nuvens;
Segunda-feira (12): mínima de 17 ºC, máxima de 33 ºC; previsão de céu nublado com chuvisco.












