Belo Horizonte recebe a segunda Semana de Direitos NB (Não-Binaries) em Minas Gerais até este domingo (14), quando é celebrado o dia do Orgulho Não-Binário. A programação gratuita e aberta ao público terá atividades culturais e políticas de ações pela causa LGBTQIAPN+ no estado.
O evento com o tema “Não-Bináries existem e resistem” foi organizado pelo Coletivo Não-Bináries de Minas Gerais (NBMG). A Semana de Direitos NB começou nesta terça-feira (9) e se encerra no domingo (14) com a 1ª Caminhada da Visibilidade Não-Binária da Grande BH, às 14h, na Praça Sete.
De acordo com o coletivo, a Semana é uma ação de incidência política que visa levar visibilidade às necessidades específicas das pessoas trans não-binárias. “Pessoas dissidentes de gênero que não se reconhecem nas identidades ‘homem’ e ‘mulher’ existem desde os primórdios, mesmo que com outros nomes. Apesar dessa existência e resistência constantes, somos uma das identidades mais invisíveis e odiadas da sigla LGBTQIAPN+ e um dos principais alvos de desinformação”, afirmam.
O grupo ainda ressalta que a Semana visa conscientizar a população LGBTQIAPN+ em geral a respeito da importância de se escolher com critério em quem votar no pleito que acontece em outubro. “Em ano de eleição, é ainda mais urgente que não deixemos de falar sobre nossas existências e gritar pelos nossos direitos. É preciso que as candidaturas apoiadas por nós estejam comprometidas com a vida das pessoas trans”, explica.
Na terça-feira (9), uma sessão comentada gratuita do filme “Tudo o que você podia ser” abriu a agenda. A atividade ocorreu às 19h no MIS Cine Santa Tereza. Já na quarta (10), ocorreu a oficina de origami Dobrando Desejos e uma roda de conversa no Centro de Convivência LGBTQIA+ aKasulo.
Confira o resto da programação:
Quinta-feira (11) é dia de oficina de lambes seguida de deriva pela cidade no Centro de Referência das Juventudes, a partir das 17h. Na sexta (12) ocorre o Sarau Experimental juntamente com um piquenique oferecido pelas Mães pela Liberdade, a partir das 16h20, no Parque Municipal.
Sábado (13) a programação inicia às 14h na aKasulo (Barreiro), com a festa Cai y Pira: Julina Fashion Caos, e segue para o espaço Yanã a partir das 18h, com a festa NBaile e a Feirinha NB, feira de arte e artesanato feitos por pessoas trans não-binárias da cidade. A atividade de domingo (14) finaliza a programação com a 1ª Caminhada da Visibilidade Não-Binária da Grande BH, que se concentra às 14h na Praça Sete.