Serra do Curral: Bombeiros controlam incêndio após três dias de operação intensa

incêndio serra do curral (2)
Incêndio atingia a Serra do Curral desde sexta-feira (Divulgação/CBMMG)

O Corpo de Bombeiros terminou de combater o incêndio que atingia a Serra do Curral, em Nova Lima, na Grande BH.

De acordo com os militares, as chamas foram extintas no início da noite de ontem (11), por volta das 18h30. Não há mais nenhum foco de incêndio na Serra do Curral. O combate foi realizado com abafadores, bombas costais e sopradores.

Ainda segundo os bombeiros, brigadistas do parque seguirão observando possíveis reignições que possam ocorrer.

Na manhã de hoje, toda a área será observada por drones pela administração do parque, que irá acionar os bombeiros, caso necessário.

Não foi possível estimar a área queimada na Serra do Curral, e um levantamento ainda será feito posteriormente. Não houve vítimas ou danos a estruturas públicas ou privadas.

Fogo desde sexta-feira

incêndio começou na noite de sexta-feira (9), por volta das 19h07, em uma área da mineradora Tamisa. A brigada de incêndio da B1, mina da Vale, e o Corpo de Bombeiros vinha trabalhando na contenção do fogo. De acordo com uma nota emitida pela Tamisa, o incêndio teve origem criminosa (confira a nota na íntegra abaixo).

Incêndios por todo o estado

Os bombeiros divulgaram um balanço de chamadas para ocorrências de incêndios em vegetações no estado, na manhã de hoje.

Desde o início da noite da última sexta-feira (9), às 18h, até o início desta manhã (12), às 6h, tivemos pelo menos 990 acionamentos relacionadas à incêndios em vegetações em Minas.

Nota da Tamisa

A Tamisa confirma que o incêndio que acontece na Serra do Curral atingiu também parte da Fazenda Ana da Cruz, onde se insere o seu projeto de mineração.

Trata-se de incêndio criminoso causado por pessoas que acessam a área sem autorização.

A empresa informa que tão logo tomou conhecimento do fato acionou o Corpo de Bombeiros.

O local agora em chamas se chama “Vale do Córrego da Fazenda” e será uma área de preservação ambiental mantida pela Tamisa como previsto no seu projeto”.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!