Serra do Curral: Bombeiros seguem no combate ao fogo após mais de 15 horas

incêndio serra do curral
Incêndio atinge a Serra do Curral desde o início da noite dessa sexta-feira (Divulgação/CBMMG)

O Corpo de Bombeiros ainda está mobilizado no trabalho de combate a um incêndio que atinge a Serra do Curral, em Nova Lima, na Grande BH, desde a noite de ontem (9). A Tamisa emitiu uma nota (veja a íntegra abaixo) em que diz que o incêndio tem origem criminosa.

De acordo com a corporação, as equipes permaneceram no combate ininterrupto até às 4h de hoje (10). Os bombeiros conseguiram eliminar duas linhas principais do incêndio, que ameaçavam torres de transmissão.

Com o risco eliminado, os bombeiros se voltaram para uma terceira linha de fogo, que avança em direção a uma mineradora, um pouco mais afastada.

O fogo é combatido com o auxílio do helicóptero Arcanjo 02. As equipes foram trocadas e iniciou-se uma nova estratégia de combate com o apoio da aeronave. O combate teve início por volta das 19h de ontem.

Dia do Pico

O incêndio na Serra do Curral teve início no mesmo dia em que a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) criou o Dia do Pico, data cujo objetivo é homenagear a serra. A novidade foi publicada no DOM (Diário Oficial do Município) desta sexta-feira (9), e institui o dia 8 de dezembro como o Dia do Pico.

O texto é assinado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) e destaca que Serra do Curral “possui natureza jurídica sui generis e é sujeito de direitos despersonificados, devendo gozar e obter tutela jurisdicional em caso de violação, vedado o seu tratamento como coisa”.

Nota da Tamisa na íntegra

A Tamisa confirma que o incêndio que acontece na Serra do Curral atingiu também parte da Fazenda Ana da Cruz, onde se insere o seu projeto de mineração.

Trata-se de incêndio criminoso causado por pessoas que acessam a área sem autorização.

A empresa informa que tão logo tomou conhecimento do fato acionou o Corpo de Bombeiros.

O local agora em chamas se chama “Vale do Córrego da Fazenda” e será uma área de preservação ambiental mantida pela Tamisa como previsto no seu projeto”.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!