Pesquisar
Close this search box.

Sete Lagoas registra tremor de terra de magnitude 2.3 na escala Richter

Por

sete lagoas tremor
Sete Lagoas, que fica a aproximadamente 70 quilômetros de Belo Horizonte, registrou um tremor de terra na noite desse domingo (Luiz Claudio ALvarenga/Divulgação)

O município de Sete Lagoas, que fica a aproximadamente 70 quilômetros de Belo Horizonte, registrou um tremor de terra na noite desse domingo (14). Segundo o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), o abalo sísmico ocorreu por volta das 23h19.

O tremor de terra foi de magnitude 2.3 na escala Richter, índice considerado baixo. Ele também foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

“Há relatos de que moradores da região sentiram o tremor de terra. O último tremor de terra registrado no Estado de MG ocorreu no município de Capim Branco, no dia 16 de dezembro de 2023, com magnitude 2.2 mR”, explica a rede.

“Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre”, acrescentam os especialistas.

Prefeitura acompanha ocorrência de tremores

Em nota, a Prefeitura de Sete Lagoas informou que não houve registros oficiais de ocorrências de danos materiais ou humanos em decorrência do tremor. Equipes da Defesa Civil municipal estiveram nos bairros onde o evento foi mais sentido para monitorar a situação junto aos moradores.

“Nossas equipes estão atentas e percorrendo os bairros que mais sentiram o tremor. Vale ressaltar que magnitudes de 2.2 ou 2.3 não causam danos e já tivemos tremores recentes mais intensos na cidade, de até 2.9”, lembra o coordenador da Defesa Civil Municipal, comandante Sérgio Andrade.

“O Centro Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), que tem parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas na detecção dos tremores, também foi acionado. Em caso de algum dano ou rachadura no imóvel ocasionado por tremores, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo 153”, disse a prefeitura.

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ