Sétimo ônibus é incendiado em BH e sindicato calcula prejuízo de R$ 400 mil por coletivo

Ataques começaram no fim de dezembro

Foi incendiado, na madrugada desta sexta-feira (29), o sétimo ônibus em Belo Horizonte. Desta vez, no bairro Copacabana, em Venda Nova, dois homens entraram no coletivo da linha 643 e renderam o motorista e o cobrador, além de exigirem que nenhum passageiro que estava no ponto embarcasse.

A Polícia Militar (PM) informou que a ação dos criminosos ocorreu por volta das 5h10 e que, quando chegaram ao local, o Corpo de Bombeiros já atuava no combate às chamas.

Os criminosos ainda pediram para o motorista um papel e uma caneta para que deixassem um recado. Eles escreveram um bilhete com os seguintes dizeres: “Covardia na Dutra: visita esperando sete horas para entrar”.

Assim que eles colocaram fogo, tanto o motorista quanto o cobrador fugiram do local com receio de sofrerem represália. Eles foram até a garagem da empresa Jardins e comunicaram aos responsáveis o ocorrido.

A polícia recolheu o bilhete e a ocorrência foi finalizada na Delegacia da Polícia Civil em Venda Nova.

Ataques pertinentes e prejuízo ao cidadão

Outros ataques aconteceram na quarta (27) e quinta-feira (28) em Belo Horizonte e Região Metropolitana, nos bairros Betânia, na Região Oeste; Santa Cruz e Goiânia, na Região Nordeste e no Barreiro. Dois ônibus foram incendiados em Contagem.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informa que o prejuízo de cada coletivo queimado é de cerca de R$ 400 mil.

Esse valor é rateado entre as empresas de ônibus, pois não há seguro que pague esse montante. Além disso, são prejudicadas ao menos quinhentas pessoas por dia, em cada coletivo incendiado. Esses passageiros devem então ser remanejados para outros ônibus da frota.

Uma dificuldade para identificar os criminosos que incendeiam os ônibus é que as imagens das câmeras de segurança de cada veículo foram totalmente destruídas pelo fogo. Em nenhum dos recentes casos, os criminosos foram presos.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!