Trabalhadores da educação discordam de escala do 13º e cobram pagamento na Justiça

Beatriz Cerqueira questiona a não utilização dos recursos

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) mantém na Justiça a ação reivindicando o pagamento do 13º salário dos servidores do Estado mesmo após a divulgação da escala de pagamento. A decisão foi mantida após uma reunião com o governo do Estado na noite dessa quinta-feira (21).

O Sind-UTE/MG não concorda com a escala repassada pelo poder público, que propõe o pagamento da gratificação de Natal somente a partir de 2018. O anúncio da escala foi feito pelo secretário de governo de Minas Gerais, Odair Cunha. Ficou determinado que o dia 19 de cada mês seja a data para o pagamento. Ele acontecerá nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

A reivindicação maior está no fato de servidores da segurança e alguns da área da saúde já terem recebido uma parte do pagamento. Esse foi um dos fatores que contribuíram para que o Sind-UTE/MG entrasse na Justiça.

“Educação tem verba”

De acordo com Beatriz Cerqueira, coordenadora do Sind-UTE/MG, o governo recebeu recursos para serem destinados à área da educação. Por conta disso eles estranham o não pagamento da gratificação ainda em 2017.

“Minas Gerais recebeu recursos para aplicação na área da educação. Não justifica o que o Estado faz conosco. O pagamento deve ser para todo o funcionalismo sem privilegiar alguns”, enfatizou.

Nesta sexta (22), a Justiça deve posicionar sobre a ação que foi iniciada na última segunda-feira (18) pelo sindicato. Como forma de cobrar posicionamento do governador Fernando Pimentel (PT) manifestações foram realizadas na região central de Belo Horizonte no dia de ontem.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!