Pacientes do Hospital Orizonti, localizado no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, enfrentam dificuldades para acessar laudos e resultados de exames devido a um ataque cibernético que afetou o sistema da instituição. O problema teria começado no dia 17 de março e continuava até a manhã desta terça-feira (25). Em nota ao BHAZ, a unidade afirmou que o sistema já está funcionando e todos os dados estão protegidos.
Nas redes sociais oficiais do hospital, pacientes têm questionado e relatado que seus tratamentos estão paralisados, pois não conseguem retirar resultados de exames ou realizar novos procedimentos na instituição. “Até hoje nada! Sem previsão de resultado dos exames. Por acaso vocês podem me dar uma previsão”.
“Pelo amor de Deus, nenhuma previsão do site voltar? Estou com meu tratamento parado por falta de acesso às imagens de uma tomografia. Em duas situações que falei por telefone que gostaria de registrar uma reclamação formal, coincidentemente, as ligações caíram. Gente, são vidas! São seres humanos, importantes para famílias e amigos, não ignorem nosso pedido de socorro”, desabafou uma cliente.
Outra paciente relatou que o pai dela, que reside no interior, se dirigiu ao hospital para realizar um exame, mas não foi atendido. “Os profissionais informaram que o sistema está fora do ar há sete dias e que não seria possível retirar o exame, pois a impressão não pode ser realizada. Vale ressaltar que o valor de R$ 5 mil foi pago pela realização do exame, e meu pai é paciente oncológico, o que exige maior urgência. O que pode ser feito diante dessa situação?”, questionou.
Uma paciente também expressou preocupação, alegando não ter recebido nenhuma resposta ou previsão sobre o retorno do sistema. “Uma grande palhaçada não darem uma previsão para retirada de exames para pacientes que precisam retornar ao médico. Toda empresa/instituição pode, sim, ter problema com sistema, mas não dar retorno, ficar dias e ainda assim não darem o mínimo de uma data, é desrespeito”, disse.
Ataque cibernético
Em nota, o Grupo Orizonti informou que área do paciente no site está temporariamente indisponível, além de alguns sistemas passarem por atualização, devido a um incidente de segurança cibernética já controlado.
O hospital ainda relatou que está reforçando os demais canais de atendimento, como telefone, e-mail, redes sociais, até que o serviço seja totalmente regularizado. Já os serviços centrais, segundo a instituição, estão em pleno funcionamento.
“Reiteramos nosso compromisso com a segurança da informação e todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. A companhia reitera seu compromisso com a segurança da informação e privacidade de seus pacientes e parceiros”, disse.
O Hospital afirmou que o sistema já está funcionando, mas o site permanece fora do ar. Para marcar exames e consultas é necessário telefonar ou enviar e-mail.