A vacinação contra a dengue em Belo Horizonte tem números baixos até agora: apenas 11% das crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos, se protegeram com a primeira dose da vacina contra a dengue em Belo Horizonte. Em relação à primeira dose, o número é um pouco maior: 31%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (05) pela Prefeitura de Belo Horizonte. A vacina ainda está disponível nos centros de saúde da Capital.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
De acordo com a PBH, foram aplicadas cerca de 74 mil doses de Qdenga, considerando a primeira e a segunda aplicação. Para receber o imunizante é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, devem ser apresentados o documento de identificação com foto, o CPF, o comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e o cartão de vacinação.
Para quem pretende se vacinar, há doses disponíveis nos 152 centros de saúde da capital ou no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante para regularizar a caderneta de vacinação. Os endereços e horários de funcionamento dos centros de saúde podem ser verificados no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
A orientação das autoridades sanitárias, no entanto, é para que quem teve diagnóstico recente de dengue aguarde seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a pessoa tenha dengue após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias desde o início da doença.