Pesquisar
Close this search box.

Dengue em BH: Só 11% das crianças tomaram a segunda dose da vacina; veja onde se imunizar

Por

shopping cidade vacinação
Vacina segue na capital nos 152 postos (Imprensa MG/Pedro Gontijo)

A vacinação contra a dengue em Belo Horizonte tem números baixos até agora: apenas 11% das crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos, se protegeram com a primeira dose da vacina contra a dengue em Belo Horizonte. Em relação à primeira dose, o número é um pouco maior: 31%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (05) pela Prefeitura de Belo Horizonte. A vacina ainda está disponível nos centros de saúde da Capital.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp


De acordo com a PBH, foram aplicadas cerca de 74 mil doses de Qdenga, considerando a primeira e a segunda aplicação. Para receber o imunizante é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, devem ser apresentados o documento de identificação com foto, o CPF, o comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e o cartão de vacinação.

Para quem pretende se vacinar, há doses disponíveis nos 152 centros de saúde da capital ou no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante para regularizar a caderneta de vacinação. Os endereços e horários de funcionamento dos centros de saúde podem ser verificados no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

A orientação das autoridades sanitárias, no entanto, é para que quem teve diagnóstico recente de dengue aguarde seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a pessoa tenha dengue após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias desde o início da doença. 
 

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira é jornalista, formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), com mestrado em comunicação pela UFMG. Com passagens pela Rádio Itatiaia, Rede Minas, TV Alterosa, governo do estado, Agência Minas e Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas, venceu os prêmios de jornalismo MOL, em 2023, e Amagis, em 2022, além de ter sido finalista dos prêmios ABMES, em 2023, CDL, em 2022 e 2023, e C6 Bank, em 2022. É editor do BHAZ.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ