Sol e chuva devem dividir os céus durante a semana em BH; recorde de calor pode ser batido

Reprodução/Defesa Civil

O tempo durante esta semana em Belo Horizonte deve oscilar entre céu ensolarado e pancadas de chuva isoladas, principalmente nos horários entre o fim da tarde e início da noite. Com as altas ondas de calor, há chances de superação do recorde de temperatura registrado na Capital durante o inverno (35,7º).

Segundo o meteorologista Ruibran do Reis, nesta segunda-feira (19), a temperatura registra a máxima de 35º, com céu ensolarado. A umidade relativa do ar fica em torno de 15% e 20%, devendo haver melhora nos próximos dias. O calor também deve diminuir, ficando em torno de 31º.

As pancadas de chuva devem ocorrer devido ao calor e a disponibilidade de umidade.

Confira as dicas para se precaver:

Escala psicrométrica – classificação dos estados de criticidade:

Entre 21 e 30% – Estado de Atenção

Cuidados a serem tomados:

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta

Cuidados a serem tomados:

Observar as recomendações do estado de atenção; Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; Evitar aglomerações em ambientes fechados; Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% – Estado de Emergência

Cuidados a serem tomados:

Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.; Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas; Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.

Fonte: Centro de Gerenciamento de Emergências/Prefeitura de São Paulo

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.