Temperatura mais alta deste inverno em BH pode ser no fim de semana

calor bh
Temperatura deve subir em Belo Horizonte neste fim de semana (Vitor Fernandes/BHAZ)

O clima deve esquentar em Belo Horizonte neste fim de semana, e a cidade deve registrar a maior temperatura deste inverno. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas podem ultrapassar a marca dos 30ºC, por conta de uma massa de ar seco que está em Minas Gerais. Não chove em BH há 42 dias, e deve se estender por mais tempo.

Para este fim de semana, as temperaturas na capital mineira devem variar entre 16ºC e 30ºC, com umidade relativa do ar em 30%, entre às 14h e 16h. A temperatura tende a subir nos próximos dias, com a massa de ar seco que deve persistir na cidade.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, o inverno segue sem grandes surpresas. “Tivemos um episódio de frio mais significativo no fim de maio, entre dias 26 e 29. Foram registradas geadas no Sul de Minas, em dias consecutivos. Em BH, a menor temperatura foi registrada na Estação Pampulha, no dia 29 de maio, com 8.3ºC. Nada fora do normal”, explica.

A chuva não cai na capital mineira desde o dia 3 de julho, já são 42 dias. E, segundo o meteorologista, não previsão de chuva até, pelo menos, a próxima quarta-feira (19). Ele também lembra ainda que o tempo seco contribui para problemas respiratórios.

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar, válido até às 18h deste domingo (16). Muita gente não sabe, mas a baixa umidade do ar pode provocar alergias, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos, tosse e falta de ar em algumas pessoas. Por isso, a Defesa Civil desaconselha a prática de atividades ao ar livre e banhos de sol, especialmente entre 14h e 16h. O órgão lista uma série de orientações para podem atenuar os efeitos do tempo seco. Confira:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!