Temperaturas caem em BH neste feriadão e domingo de Páscoa pode registrar 14ºC

céu bh
No sábado, a região metropolitana deve enfrentar massa de ar frio (Amanda Dias/BHAZ)

Com a aproximação da Páscoa, moradores de BH e região metropolitana devem receber um “friozinho”. É que o tempo ficará ameno na capital mineira, com previsão de céu claro a parcialmente nublado neste domingo (18). Ainda no sábado, o calor dá lugar a temperaturas mais baixas em comparação ao início da semana.

Ao BHAZ, a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Anete Fernandes conta que o calor deve dar uma trégua na Grande BH a partir desta sexta-feira (16). É provável que uma massa de ar atinja a capital no sábado, trazendo frio para o belo-horizontino. O céu volta a clarear um pouco no dia de trocar ovos de chocolate.

“Deve haver um aumento na nebulosidade a partir de sexta-feira, com redução na temperatura máxima. De dia, o céu estará parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na parte da tarde”, destaca. O último dia da semana terá umidade relativa do ar de 55%, com temperaturas que variam entre 19ºC e 26ºC.

E na Páscoa?

No sábado, por outro lado, uma massa de ar frio deve atingir a capital mineira e região metropolitana. A previsão é de que o tempo esfrie em comparação ao início da semana, com mínimas de 15ºC e máximas de 24ºC. “A tendência é de um céu com menos nuvens no período da tarde, mas o dia ainda amanhece nublado e com chuvas isoladas“, explica a especialista.

Fernandes narra que, no domingo, o céu deve abrir um pouco, com mínimas de 14ºC e máximas de 24ºC. Durante todo o fim da Semana Santa, rajadas de vento são esperadas na região metropolitana, principalmente na sexta-feira. A umidade do ar cai um pouco já no sábado, girando em torno de 35% a 40%.

Orientações

Em caso de chuvas isoladas, a Defesa Civil orienta para algumas precauções. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!