Pesquisar
Close this search box.

Tempo seco em BH pode causar de dores de cabeça a problemas respiratórios; saiba como evitar

Por

bh chuva previsão tempo
BH deve continuar com clima ameno e seco nos próximos dias (Henrique Coelho/BHAZ)

Uma massa de ar seco já está atuando sobre Belo Horizonte e prejudicando a saúde dos moradores da capital mineira. Nesta terça-feira (3), a Defesa Civil emitiu um alerta para a baixa umidade relativa do ar, que pode intensificar problemas respiratórios e alergias, além de provocar dores de cabeça e sangramentos no nariz.

De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar pode chegar a até 30% no período da tarde – o mais crítico do dia – até a noite desta quarta-feira (4). O número está abaixo do ideal recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e exige cuidados e hidratação redobrados da população. A partir de quinta-feira (5), os efeitos do tempo seco devem ser amenizados, acompanhando uma queda na temperatura.

Belo-horizontinos sofrendo

De dor de garganta a lábios rachados, a baixa umidade já castiga a população da capital mineira. Nas redes sociais, moradores de Belo Horizonte estão desabafando sobre os problemas do tempo seco. “Para quê esse tempo seco? O nariz tá até entortando”, ironizou uma usuária do Twitter.

Cuidados redobrados

Mesmo estando dentro do esperado, o tempo seco ainda acende alertas relacionados à saúde. A partir de agora e ao longo dos próximos meses, os belo-horizontinos podem sofrer, frequentemente, complicações alérgicas e respiratórias, sangramento no nariz, irritação nos olhos e ressecamento na pele em função da baixa umidade do ar.

Confira abaixo as recomendações listadas pela Defesa Civil para amenizar os impactos neste período: ⠀

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

Outro problema muito comum neste período são os incêndios em lotes vagos, matas e florestas, que, além de prejudiciais para o meio-ambiente, também dificultam ainda mais a vida dos moradores. Em caso de incêndio, a recomendação é que as autoridades sejam acionadas imediatamente. Para isso, você pode contatar o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Previsão do tempo

O meteorologista Heriberto dos Anjos explica que a baixa umidade está sendo causada pela atuação de uma massa de ar seco sobre o estado. “Essa massa deixa o tempo mais estável e ensolarado. Quinta-feira (5) devem aumentar as nuvens na região e há até a possibilidade de chuvas isoladas”, informa.

Heriberto revela também que a temperatura em Belo Horizonte, para hoje (3) e amanhã (4), fica entre 17ºC e 30ºC. Nos dias seguintes, a temperatura deve cair gradativamente. Até o próximo dia 7, a temperatura mínima deve atingir 15ºC e a máxima deve cair para 25ºC. Já as pancadas de chuva, devem ser pouco significativas, mas levarão ao aumento da umidade na capital.

Guilherme Gurgel

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ