Cuidado com carro e janelas! Temporal com granizo pode atingir BH

chuva granizo
BH pode receber chuva com granizo (FOTO ILUSTRATIVA: Twitter/Reprodução + Moisés Teodoro/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu há pouco, na tarde desta segunda-feira (16), alerta sobre a possibilidade da capital mineira ter chuva de granizo hoje. O comunicado é válido pelas próximas três horas, portanto, até o início da noite. Este é o segundo informe do dia, visto que mais cedo o órgão alertou para chuvas acompanhadas de ventos de até 50 km/h.

De acordo com o órgão municipal, as pessoas devem procurar um lugar seguro para que possam se alojar com a família em caso de chuva de granizo. Além disso, é importante não permanecer em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos. Outros locais que devem ser evitados: alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica.

A população também não deve se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores. O alerta de granizo, como já citado, é válido para as próximas três horas em Belo Horizonte. “Risco de granizo em Belo Horizonte nas próximas três horas. Redobre a sua atenção e adote medidas de proteção!”, afirma o comunicado do órgão.

Novo alerta

Só nesta segunda, a Defesa Civil de BH emitiu dois alertas. Durante a manhã, o órgão informou que estão previstas pancadas de chuvas para a capital mineira. A precipitação deve vir acompanhada de trovoadas isoladas e rajadas de vento, que podem atingir até 50 km/h. O alerta vale até às 8h de amanhã (17).

Ainda de acordo com o órgão, as pessoas devem evitar locais onde, geralmente, há inundações em caso de chuvas fortes. A força da água pode arrastar carros, derrubar árvores e causar diversos outros problemas.

Cuidados

Veja as recomendações da Defesa Civil de BH para chuva de granizo:

  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
  • Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
  • Procure estacionar em um local seguro e coberto.

Em caso de pancadas de chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!