TRE-MG define ordem de propaganda dos candidatos à PBH no horário eleitoral gratuito

(Reprodução/TRE-MG)

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou a ordem dos programas eleitorais dos candidatos à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) dentro do horário eleitoral gratuito, que terá início na próxima sexta-feira (26) e terminará em 29 de setembro — a dois dias para o início das eleições.

Em reunião da Comissão de Propaganda Eleitoral do TRE-MG, realizada na última sexta-feira (19), ficou definido, por meio de sorteio, que a coligação “Frente de Esquerda BH Socialista”, encabeçada pela candidata Maria da Consolação (PSOL), será a primeira a iniciar o bloco do horário eleitoral.

A candidata socialista conta com o segundo menor tempo de propaganda – à frente apenas de Vanessa Portugal (PSTU) – entre os demais candidatos. Ela terá 10s dentro de cada um dos blocos de 10min, além de contar com 52 inserções.

Confira a sequência:

(Reprodução/TRE-MG)
(Reprodução/TRE-MG)

Na sequência, o candidato João Leite (PSDB), cabeça da coligação “Juntos por BH”, que conta com o PPS, DEM, PRTB e PP, terá 2min39s dentro de cada bloco do horário eleitoral gratuito. João Leite contará ainda com 780 inserções, o maior número entre todos os candidatos.

A terceira na ordem sorteada pelo TRE-MG está a coligação “A BH que a gente quer”, que lançou o candidato Luis Tibé (PTdoB). Ele contará com 31s dentro de cada bloco e com 157 inserções.

A “BH segura”, do candidato Sargento Rodrigues (PDT), ficou com a quarta posição na ordem do horário eleitoral gratuito. Rodrigues contará com 52s no bloco e com 255 inserções.

Já o candidato Rodrigo Pacheco (PMDB), com o segundo maior tempo de propaganda e número de inserções — 1min33s e 459, respectivamente —, foi alocado na quinta posição dentro do horário eleitoral gratuito. A coligação do peemedebista é a “Beagá para todos”, que integra o PSC e o PTN ao PMDB.

Na sequência, na sexta posição, foi escalada a coligação “BH Segue em Frente”, do candidato Délio Malheiros (PSD), que se uniu ao PSB. Ele conta com 1min19s dentro do bloco e com 390 inserções.

Reginaldo Lopes (PT), candidato pela coligação “Frente BH Popular”, será o sétimo candidato a ter o programa veiculado, com 1min23 no bloco e 412 inserções – o terceiro maior tempo entre os postulantes.

Já o candidato Eros Biondini (Pros) foi escalado na oitava posição dentro da ordem do horário eleitoral gratuito, contando com 16s dentro do bloco e 79 inserções — o terceiro menor tempo de propaganda.

Vanessa Portugal (PSTU) com o menor tempo entre todos os candidatos – com 5s no bloco e 26 inserções – será a nona candidata a ter o programa eleitoral exibido dentro do horário gratuito.

Atrás dela vem Alexandre Kalil (PHS), que será o décimo na ordem do programa eleitoral exibido. Ele contará com 23s dentro do bloco e 116 inserções.

O último candidato a ter o programa exibido será Marcelo Álvaro Antônio (PR), pela coligação “Mudança de verdade”, que tem o PSDC ao lado do PR. Serão 43s e 214 inserções.

Horário eleitoral gratuito

Nestas eleições, o horário eleitoral gratuito será destinado apenas a programas de candidatos ao cargo de prefeito, conforme alteração prevista pela nova legislação eleitoral.

Os programas serão veiculados de segunda a sábado, nas emissoras de tevê em dois blocos de 10min — das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Nas emissoras de rádio, o padrão segue o mesmo, sendo que os blocos serão veiculados das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Já as inserções para o cargo de prefeito e vereador terão tempo total de 70 minutos diários, sendo 60% (42 minutos) para os candidatos a prefeito e 40% (28 minutos) para os candidatos a vereador.

O tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito é distribuído em relação ao número de representações que cada sigla partidária tem na Câmara dos Deputados. Nesse sentido, 90% do tempo total de propaganda é distribuído de acordo com as bancadas federais, e 10% são distribuídos igualmente entre todos os candidatos — conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!