Passageiros agora podem solicitar Uber no aeroporto de Confins

Divulgação/Uber

Nesta sexta-feira (14), a Uber anunciou o início das operações do aplicativo em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Além de enviar um comunicado a todos os seus motoristas contando a novidade, a empresa também fez um post sobre o assunto em sua página no Facebook. Seguidores comemoraram a notícia.

captura-de-tela-2016-10-14-as-18-51-10

Com isso, a partir desta sexta-feira, quem desembarcar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves também poderá chamar um uberX – classe mais econômica – ou UberBLACK – de luxo. Antes, os passageiros que não contavam com aquela carona básica para deixar o terminal, precisavam optar entre táxis credenciados (metropolitanos/cooperativas), linhas de ônibus convencionais e do Conexão Aeroporto.

Polêmica nos aeroportos

Lógico que a novidade também já está causando polêmica. Em outras capitais, motoristas do Uber enfrentam dificuldades para buscar passageiros em aeroportos devido aos atritos com taxistas credenciados e às constantes fiscalizações realizadas nos terminais onde não é autorizado o embarque passageiros do aplicativo. Isso tem gerado apreensão entre alguns profissionais que trabalham em BH.

A direção do Uber enviou para os motoristas um comunicado detalhando o funcionamento das operações de atendimento às chamadas no aeroporto. Os profissionais não poderão aguardar as corridas dentro da área de embarque/desembarque ou nos estacionamentos internos. Além disso, existirá um sistema de fila virtual – por ordem de chegada – dentro de uma região que engloba a rodovia LMG-800 e parte da cidade de Confins. O texto também aponta a criação de dois pontos fixos – um no terminal de voos internacionais e outro no de voos nacionais – onde os passageiros irão aguardar a chegada do veículo acionado (eles serão informados sobre o local exato pelo aplicativo).

Nas proximidades do Aeroporto de Confins, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) realiza fiscalizações para combater o transporte clandestino. A assessoria de imprensa do órgão informou que os agentes podem aplicar multas dentro do que determina a lei, portanto, a avaliação depende do andamento da batalha travada na Justiça. No mês passado, a 6ª Vara de Fazenda Pública Estadual e Autarquias concedeu uma liminar autorizando a operação do aplicativo Uber em Minas Gerais.

Já a BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Confins, informou que não possui acordo comercial para a criação de pontos fixos de embarque/desembarque de passageiros do aplicativo.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!