Os candidatos aprovados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) devem realizar o registro acadêmico on-line até às 23h59 da próxima segunda-feira (3). A lista dos classificados na chamada regular do Sisu 2025 está disponível no site da UFMG.
O registro digital é obrigatório para garantia da vaga, juntamente com a apresentação, junto às bancas de heteroidenficação e validação de condição de deficiência, dos candidatos que concorreram na modalidade de reserva de vagas para pessoas negras, quilombolas ou com deficiência.
Na próxima terça-feira (4), o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) publicará a escala de atendimento para a apresentação dos candidatos diante das bancas, que ocorrerá no período de 11 a 14 de fevereiro.
Lista de espera
A lista de espera é mais uma oportunidade de entrada na UFMG para candidatos que não se classificaram na chamada regular em uma das duas opções de curso indicadas no Sisu 2025. O candidato poderá escolher uma das opções para participar da lista de espera, disponível no site do Sisu MEC. O prazo para se inscrever na lista de espera termina nesta sexta-feira, 31 de janeiro.
A convocação dá continuidade à ordem de classificação utilizada na chamada regular, mas considera apenas os candidatos que se inscreverem na lista de espera. Após a inscrição, o candidato deve acompanhar as chamadas no site Sisu UFMG, onde também será disponibilizada, no período de 20 a 24 de fevereiro, uma lista de espera para que os candidatos manifestem interesse em continuar na disputa por uma vaga na UFMG.
A UFMG realiza, anualmente, dezenas de chamadas da lista de espera. Em 2024, foram 17 chamadas e, no ano anterior, 19 convocações de candidatos que manifestaram interesse em continuar na disputa por uma vaga na graduação da Universidade.
Segundo o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Teixeira, esse é um esforço empreendido pela UFMG para preencher todas as vagas de graduação disponíveis. “No ano passado, por exemplo, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico convocou 10.754 candidatos em 17 chamadas. Na chamada regular apenas 4.008 candidatos realizaram o registro acadêmico. Portanto, é grande a chance de um candidato inscrito na lista de espera ser convocado”, afirma o pró-reitor.