Uma forma diferente de cuidar dos bebês em situação de risco: BH ganha nova casa de acolhimento

Foto: Breno Pataro

Uma proposta inédita na busca pela transformação social. A Unidade de Acolhimento Infantil – Casa de Bebês é uma nova unidade institucional para crianças, de até um ano, inaugurada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na última segunda-feira (12). O diferencial da casa é trazer uma nova perspectiva de vínculo entre os bebês e as mães.

Localizada na orla da Lagoa da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.950), o imóvel serviu, há um tempo atrás, como residência oficial do prefeito. O último gestor que chegou a utilizá-la para este fim foi Célio de Castro, prefeito entre 1996 e 2001.

A proposta é acolher bebês que foram identificados em casos vulnerabilidade e potencial risco, devido ao uso abusivo de drogas e álcool por parte da mãe. Paralelamente à acolhida do bebê, está prevista a oferta de acompanhamento para a genitora por profissionais das políticas públicas de Saúde e Assistência Social.

Reprodução/Facebook Márcio Lacerda

A mãe deverá optar por aderir a um plano terapêutico, possibilitando assim a sua participação na rotina da casa e o efetivo cuidado com o seu bebê. O diferencial do serviço é contribuir para que as mães, por meio do tratamento, tenham condições físicas e emocionais necessárias para cuidar dos seus filhos.

“A expectativa de bons resultados é a melhor possível. Nosso objetivo é oferecer à população de BH o acolhimento dessas crianças e mães que perderam a guarda provisória dos filhos em virtude do álcool ou das drogas. A esperança é, dentro de um prazo regular, mediante o tratamento e o auxílio, ela possa recuperar a guarda do filho”, comentou José Geraldo, diretor do Instituto de Promoção Humana Darcy Ribeiro, instituição responsável pela administração da casa.

O imóvel foi reformado e adequado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) para receber os pequenos da melhor forma possível. A casa funcionará 24 horas e contará com o auxílio de 19 funcionários, dentre coordenadores, técnicos, assistentes sociais, psicólogos, educadores, manipulador de alimentos e serviços gerais.

O lugar está equipado para receber até 12 crianças de 0 a 1 ano, que terão cuidado e proteção integral. Os bebês que serão acolhidos chegarão no dia 10 de janeiro.

A Casa de Bebês foi viabilizada com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Instituto de Promoção Social e Humano Darcy Ribeiro, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (Smaas), fiaram responsáveis pela nova instituição.

Para complementar o acolhimento, uma parceria com o projeto de extensão de Musicoterapia da Universidade Federal e Minas Gerais (UFMG) foi feita para fazer um trabalho de musicalização dos bebês e um acompanhamento especializado do Serviço de Apoio à Reintegração Familiar da Prefeitura.

Reprodução/ Facebook Márcio Lacerda

DOAÇÕES

A instituição está recebendo doações de itens da parte de alimentação e higiene dos bebês. Confira o que você pode doar: leite vitaminado, NaN e fraldas descartáveis.

As doações devem ser entregues na Rua Conselheiro Rocha, 351, bairro Floresta. Ajude! Faça uma doação!

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!