Prefeitura desobriga uso de máscara em locais fechados em Belo Horizonte

fuad noman e claudia navarro
Em alguns espaços, o uso da máscara permanece obrigatório (Asafe Alcântara/BHAZ)

O uso de máscara em locais fechados não será mais obrigatório em Belo Horizonte, a partir desta quinta-feira (28). O anúncio foi feito pelo prefeito Fuad Noman, em coletiva de imprensa hoje (27). Acompanhado da secretária municipal da Saúde, Cláudia Navarro, o chefe do Executivo explicou que os níveis de vacinação e índices de casos da Covid-19 permitem a tomada da medida.

Em alguns locais, o uso da máscara permanece obrigatório, como em ambientes hospitalares, transportes coletivos e escolares. O decreto que determina as novas regras deve ser publicado nesta quarta-feira. “O uso da máscara passa a ser facultativo, quem quiser usa, mas acaba a obrigatoriedade”, anunciou o prefeito.

“Isso não quer dizer que a Covid acabou, não quer dizer que a Covid acabou, que devemos parar de tomar as medidas, os protocolos devem ser respeitados. Devemos continuar lavando a mão, mantendo distanciamento, porque a pandemia ainda está batendo na nossa porta”, detalhou o prefeito.

A prefeitura permanecerá fazendo campanhas de vacinação, principalmente para o público infantil. “Crianças que haviam tomado a segunda dose, o índice está em 35,9% e um dos motivos é exatamente essa tentativa de conscientização dos pais e responsáveis sobre a vacinação da criança. A não vacinação não vai ser só um efeito individual”, detalha Cláudia Navarro.

A secretária também explicou que a decisão por manter a obrigatoriedade em alguns espaços foi baseada na análise dos locais onde há maior rotatividade de grande número de pessoas. No transporte coletivo, Cláudia ressaltou que a responsabilidade pela fiscalização é das empresas concessionárias, que estão sujeitas à multa no caso do descumprimento das normas.

Estado também libera

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou também hoje o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, a partir deste domingo (1º), em Minas Gerais. Pelas redes sociais, o governante disse que a medida é possível devido ao avanço da vacinação no estado.

‘A partir de 1º de maio, está desobrigado o uso de máscaras em locais fechados em Minas. Com o avanço da maior operação de vacinação da história de Minas, depois de mais de 2 anos de pandemia, o sorriso dos mineiros poderá de novo ser mostrado pra todo o mundo”, disse Zema pelo Twitter.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!