Vacinação começa com clima de alívio no Hospital das Clínicas em BH

vacinação hospital das clínicas ufmg
Primeiro funcionário a receber a vacina foi enfermeiro do CTI (Hospital das Clínicas da UFMG/Divulgação + Amanda Dias/BHAZ)

O Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) deu início, nessa terça-feira (19), à vacinação dos seus profissionais. O primeiro imunizado no local foi o enfermeiro Antônio Alves Ribeiro, de 61 anos, que trabalha na instituição há 38. Hoje, ele atua no CTI (Centro de Terapia Intensiva) Adulto. O início da imunização foi um dos momentos mais aguardados pela equipe e, apesar de não resolver todos os problemas, traz um pouco de alívio aos profissionais.

“Fiquei muito feliz em ser o primeiro. A vacina é cientificamente segura”, lembrou Antônio, que recebeu a primeira dose do imunizante em um ato simbólico. “Espero que todos se vacinem contra o coronavírus”, completou. O Hospital das Clínicas recebeu 2,5 mil doses da Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

Os primeiros a receber o imunizante serão os profissionais da assistência que atuam nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do hospital. A ampliação da cobertura para todos os profissionais será gradativa, conforme a disponibilidade das doses.

Trabalho seguro

“O início da vacinação era aguardado com grande expectativa pelos trabalhadores do HC (Hospital das Clínicas). Desde o início da pandemia, eles estão fortemente engajados nos atendimento aos casos suspeitos e confirmados da doença”, disse a superintendente do hospital, Andrea Maria Silveira. Agora, o ambiente de trabalho certamente será diferente para os imunizados. “A vacina traz uma perspectiva não só de controle da pandemia no mundo, mas também de um trabalho mais seguro”, afirmou.

Andrea aproveitou para lembrar ainda que, apesar de a notícia ser boa, ainda é preciso ter muita cautela. “A vacina não vai liberar as pessoas da necessidade de continuar respeitando o isolamento social, do uso das máscaras e das medidas de higiene, mas temos uma perspectiva de médio e longo prazo de voltar à normalidade da assistência e da vida social”, concluiu.

Com Hospital das Clínicas/UFMG

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!