Lotes perto da validade: Vacina contra dengue será liberada para pessoas de até 60 anos em algumas cidades

vacinação dengue
Vacinação contra a dengue será ampliada, de forma temporária, em municípios em que os imunizantes tiverem data de vencimento em 30 de abril (José Cruz/Agência Brasil)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, informou nesta quinta-feira (18) que a vacinação contra a dengue será ampliada, de forma temporária, em municípios em que os imunizantes tiverem data de vencimento em 30 de abril.

Segundo Nísia, a ampliação é uma estratégia para que as vacinas não sejam perdidas. “Em um primeiro momento, orientamos que elas sejam estendidas às crianças e jovens de 6 a 16 anos”, informou.

“Em último caso, elas podem ser ampliadas para todas as pessoas para as quais a Anvisa aprovou a vacina: na faixa etária entre 4 e menos de 60 anos. A segunda dose estará garantida para todos que se vacinarem”, acrescentou a ministra.

Como fica a vacinação contra a dengue em BH?

Ao BHAZ, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a remessa recebida pela capital mineira tem vencimento em junho de 2024. Por esse motivo, BH não deve aderir a ampliação das faixas etárias a serem imunizadas.

“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que ainda não foi oficialmente comunicada pela Secretaria de Estado da Saúde sobre a ampliação. Além disso, para adotar essa nova estratégia, é necessário o envio de novas remessas de vacina contra a dengue”, argumentou a administração municipal.

Ainda segundo a prefeitura, capital recebeu cerca de 49,5 mil doses e, até o momento, foram aplicadas cerca de 47 mil. A vacina segue disponível nos centros de saúde e está sendo utilizada para imunizar o público entre 10 e 14 anos.

Também em contato com a reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse que todas as doses disponibilizadas aos municípios mineiros têm data de vencimento para 30 de junho. “Dessa forma, está mantida a estratégia de vacinação para o público de 10 a 14 anos de idade”, diz a pasta.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!