Vacinação contra raiva em cães e gatos começa hoje em Contagem

Cachorro sendo vacinado
Campanha acontece até o próximo sábado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos começou hoje (3) em Contagem, na região metropolitana de BH. A imunização dos animais vai até o dia 7 de novembro, das 9h às 16h30. Veja os locais aqui.

Para vacinar, os os bichinhos devem ter no mínimo três meses de idade e a dose pode ser administrada em fêmeas prenhas e em lactação. A campanha visa prevenir e garantir que a doença continue erradicada na cidade.

A doença

A raiva é uma doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos. Ela afeta o sistema nervoso central, podendo gerar uma encefalite aguda. A doença mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. Ela é transmitida pela saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões e lambidas.

BH

Na capital, a campanha de vacinação deve acontecer em dezembro e vai durar uma semana para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19. Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a data é definida pelo Ministério da Saúde. “Este ano a campanha está prevista para ser realizada em dezembro, durante uma semana, para evitar aglomeração de pessoas devido a pandemia do Coronavírus”, diz trecho da nota.    

Prevenção

A principal forma de prevenção é a vacina antirrábica que protege cães e gatos, cada animal tem direito a receber uma dose gratuita por ano. Outras formas são: evitar contato com animais que você não conhece, prevenir que morcegos entrem nas casas, criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural. Caso tenha sido atacado por algum animal, limpe o ferimento com água corrente e sabão e procure atendimento médico imediatamente.

Devido à pandemia, é obrigatório que os tutores estejam usando máscara e evitem aglomeração ao levar o animal para receber a vacina. Clique aqui e veja os locais de vacinação em Contagem.

Nota da PBH

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a realização da Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos é definida pelo Ministério da Saúde, que tem a responsabilidade institucional de sua aquisição e distribuição. Este ano a campanha está prevista para ser realizada em dezembro, durante uma semana, para evitar aglomeração de pessoas devido a pandemia do Coronavírus”.   

Com Prefeitura de Contagem

Edição: Roberth Costa
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!