Vacinação de idosos sem cadastro tem filas grandes e aglomeração

fila vacinação bh
Idosos e acompanhantes reclamaram das filas em vários pontos da capital (Adão de Souza/PBH + Reprodução/Redes Sociais)

A vacinação dos idosos de 86 a 88 anos começou em BH neste sábado (13) e, em apenas algumas horas, as queixas já se multiplicam entre os moradores. Pela primeira vez, a imunização dos idosos é feita sem cadastro prévio no site e o resultado disso, segundo várias pessoas que estiveram nos locais no início do dia, foram filas grandes, aglomerações e falta de organização.

“A fila está muito grande. Eu fiquei quase duas horas na fila, só cheguei em casa agora”, conta Déa Corrêa, por volta das 12h30, ao BHAZ. Ela saiu de casa preparada para pegar os primeiros momentos da vacinação, que teve início às 9h, mas não esperava encarar a fila tão grande. “Estava bem cheio. Quando eu cheguei, já tinha bastante gente, principalmente do lado de fora”, lembra.

Déa esteve no centro de saúde Oswaldo Cruz, na região Centro-Sul, um dos 80 pontos mobilizados para a imunização do grupo. Segundo ela, a situação foi mais controlada dos portões para dentro. “Na hora que entrei, foi rápido a moça atender. Do lado de fora também tem umas mocinhas pegando documentos, se tiver algum problema que quiser perguntar”, explica.

Filas bagunçadas

Do lado de fora do centro de saúde, no entanto, faltou organização. “A parte mais bagunçada foi na rua, porque tinha muita gente. [O número de idosos] estava até normal, mas tem os acompanhantes que vão, então fica muita gente, fica muito amontoado”, conta Déa. Segundo ela, a falta de estrutura também dificultou a espera: “Muita gente leva cadeira para ficar na fila porque não dá conta de ficar em pé, uns ficam dentro do carro enquanto o acompanhante fica na fila, os idosos sentavam nas próprias cadeiras…”.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais no início da tarde de hoje ilustra bem a situação relatada por Déa. Nas imagens, uma mulher mostra a fila que chega a dobrar a esquina em um dos pontos de vacinação. “Essa aqui é a fila para vacinar idosos hoje, sábado, 13 de fevereiro”, diz.

Também é possível ver que os idosos e acompanhantes se organizam por conta própria, sem nenhuma orientação oficial aparente na porta do posto de imunização. A mulher que filma o vídeo ainda aproveita para cobrar o Executivo municipal. “É assim que está sendo organizada a campanha de vacinação dos idosos, com toda aglomeração e horas na fila. E aí, prefeitura, vai fazer o quê?”, questiona.

O que diz a PBH?

Esta é a primeira etapa de vacinação de idosos que não exige agendamento prévio no portal da PBH. Até então, aqueles com mais de 89 anos – que tinha sido o público já contemplado – precisavam se cadastrar e aguardar um contato da prefeitura. Agora, para os de 86 a 88 anos, basta comparecer a um ponto de vacinação com os documentos indicados. O Executivo municipal, no entanto, garante que agiu para evitar que isso se tornasse um problema.

Em nota, a PBH informou que, nos locais onde foram identificadas filas, “antes mesmo do início da imunização, a prefeitura reforçou as orientações sobre as medidas de segurança, como distanciamento, e está ampliando as equipes de vacinação”. “Outra medida adotada foi antecipar, já na fila, a conferência dos documentos necessários para receber a dose”, diz trecho do posicionamento (leia na íntegra abaixo).

A prefeitura esclareceu ainda que, para a vacinação neste sábado, foram mobilizados 800 trabalhadores em 80 centros de saúde diferentes. Para evitar aglomerações, a orientação é que cada idoso vá com apenas um acompanhante.

A expectativa é conseguir vacinar todo o grupo ainda hoje, mas também há um plano B. “Para garantir a imunização dos idosos com idade entre 86 e 88 anos que não conseguirem ir aos locais de vacinação neste sábado, a prefeitura vai disponibilizar postos para aplicação da vacina durante a semana”, garante. A lista desses locais estará disponível no site.

Nota da PBH na íntegra

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacinação teve início às 9 horas. Nos locais onde foram identificadas filas, antes mesmo do início da imunização, a Prefeitura reforçou as orientações sobre as medidas de segurança, como distanciamento, e está ampliando as equipes de vacinação para dar maior agilidade na aplicação das doses. Outra medida adotada foi antecipar, já na fila, a conferência dos documentos necessários para receber a dose da vacina.

Para realização da vacinação neste sábado, estão abertos 80 Centros de Saúde e mais de 800 trabalhadores da saúde estão envolvidos na ação. A Prefeitura orienta para evitar aglomeração o idoso deve ir acompanhado por apenas uma pessoa.

O horário da vacinação é até as 15h, e a expectativa é vacinar todo o público que comparecer aos postos. Para garantir a imunização dos idosos com idade entre 86 e 88 anos que não conseguirem ir aos locais de vacinação neste sábado, a Prefeitura vai disponibilizar postos para aplicação da vacina durante a semana, entre 15 e 19 de fevereiro. A lista destes locais estará disponível no Portal da Prefeitura. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e CPF. Os acamados nesta faixa etária serão imunizados em casa. O cadastro vai estar disponível no portal da PBH a partir desta segunda-feira (15).

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!