Pesquisar
Close this search box.

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil em BH termina nesta sexta-feira

Por

vacinação paralisia infantil bh
Vacinação contra a paralisia infantil ocorre em BH (PBH/Amira Hissa)

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil em BH termina nesta sexta-feira (28), segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Até o final da semana, pais e responsáveis devem garantir a imunização de crianças de 0 a 5 anos contra a poliomielite.

A vacina está disponível nos 152 centros de saúde de BH e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, na Savassi. É necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

Menores de 1 ano devem tomar três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos que tiverem recebido as vacinas injetáveis, deverão receber a dose oral, a tradicional gotinha. Os endereços dos centros de saúde estão disponíveis neste link.

De acordo com a PBH, a campanha começou no dia 27 de maio, tendo sido aplicadas 41 mil doses desde então. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público. “Somente com uma alta cobertura poderemos garantir que o vírus da poliomielite não retornará ao nosso território”, disse o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é causada por um vírus que infecta crianças e adultos e pode provocar a imobilidade ou o enfraquecimento permanente de braços e pernas. Conforme a prefeitura, o principal fator de risco é a baixa cobertura vacinal.

Com PBH

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ