Mínima de 8ºC: Frio intenso atinge BH na próxima semana e temperatura deve bater recorde

frio
Onda de frio intenso deve atingir a capital mineira a partir de quinta-feira que vem (Amanda Dias/BHAZ)

O morador de Belo Horizonte já pode preparar os agasalhos e as cobertas! Na semana que vem, a capital mineira deve bater o recorde de dia mais frio do ano, com temperaturas mínimas que chegam a até 8ºC. Segundo meteorologista do GeoClima, a origem do tempo gelado é uma massa de ar frio que atravessará o Sudeste e o Sul do país.

Ao BHAZ, Heriberto dos Anjos explica que os termômetros normalmente despencam nessa época do ano, já que estamos no outono. Há previsão de chuva no fim desta semana até domingo (15), mas depois a expectativa é de que a frente fria impacte também a umidade do ar. Depois de quinta-feira (19), por exemplo, o índice deve girar em torno de 30%, com uma massa de ar frio e seco que deve atingir BH.

Mesmo assim, a capital já deve experimentar um frio mais intenso a partir de segunda-feira (16), com mínima de 16ºC e máxima de 24ºC. O início da semana é marcado pela nebulosidade, um tempo mais “fechado”, podendo chover a qualquer hora do dia.

Na terça-feira (17), tem uma variação mínima, girando em torno de 15ºC e 25ºC. Mas é na quarta-feira (18) que o belo-horizontino já pode esperar clima mais frio e seco, com mínimas de 9ºC.

Novo recorde

Com a capital mineira mais propensa a esfriar em maio, os dias 19 e 20 podem registrar a temperatura mais gelada do ano até o momento, com mínima de 8ºC. Para quinta-feira, a máxima pode atingir os 21ºC. Enquanto na sexta-feira (20), os termômetros não passam dos 22ºC.

“Todo encontro de massas de ar forma uma frente fria e toda frente fria tem uma massa de ar mais fria por trás. A que chega em BH na semana que vem será uma onda de frio mais intensa”, narra o especialista.

Quanto a ventanias, é possível que existam rajadas ocasionais a partir deste final de semana, principalmente na região Central de Minas e na Grande BH. Até esta segunda, o céu belo-horizontino reserva pancadas de chuva com trovoadas, então é importante carregar uma sombrinha. A partir da terça, não deve chover mais.

Alertas da Defesa Civil

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!