‘Que vento é esse?’: Rajadas atingem os 95 km/h em BH e ficam dois níveis antes de furacão; chuva continua

Ventos de até 95 km/h foram registrados em BH
Ventania foi registrada na madrugada (Amanda Dias/BHAZ + Elza Fiúza/Agência Brasil)

A ventania registrada em Belo Horizonte assustou os moradores da capital mineira durante a madrugada desta segunda-feira (2). As rajadas de vento ultrapassaram os 90 km/h na estação Cercadinho, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Aliado a chuva, os ventos favorecem a sensação de frio durante a manhã.

Segundo o instituto, a maior velocidade dos ventos chegou aos 95 km/h, na altura do bairro Olhas d’Água, na região Oeste de BH, entre meia-noite e 3h. O índice fica apenas dois níveis antes de furacão, segundo a escala de Beaufort.

“Em Cercadinho, primeiro tivemos 91,8 km/h, depois os ventos se intensificaram. Por volta das 3h, a velocidade alcançou os 95 km/h, a maior registrada. Na Pampulha, as rajadas ficaram em torno de 43,5 km/h”, disse, ao BHAZ, o meteorologista Cléber Souza, do Inmet.

Como se mede?

A escala de Beaufort é usada para classificar a intensidade dos ventos e possui 12 níveis. A recebida pela capital mineira atingiu a décima, considerada de tempestade ou “muito dura”. Após esse índice, existem apenas dois: tempestade violenta e o último, furacão.

Escala Beaufort (Reprodução/Wikipedia)

‘Que vento é esse?’

A força dos ventos repercutiu entre os internautas nas redes sociais. Os usuários do Twitter pensaram que um furacão estava chegando na capital mineira. “Esse vento vai derrubar BH. Que isso”, “BH tá preparada pra ter um furacão? Que vento é esse”, tuitaram alguns usuários ao comentarem a rajada que passou na capital.

Friozinho

Além de assustar a população, os ventos contribuem para a queda da temperatura. Prova disso é a temperatura mínima registrada nesta segunda.

“Tivemos a menor temperatura do verão por volta das 7h: 14,7ºC. Os ventos aliados com a Zona de Convergência do Atlântico Sul que trás muita umidade para Minas favorece a queda nos termômetros. Nesta segunda, a cobertura de nuvens vai impedir que o sol apareça e a máxima não passará dos 24ºC”, informa o meteorologista.

Mais chuva

A sombrinha não poderá sair da bolsa do belo-horizontino, pelo menos na primeira quinzena de março, já que a previsão do tempo continua prevendo tempestades.

“Ao longo da semana a chuva deve continuar. A tendência é que a partir de quinta-feira ela pare e tenhamos elevação na temperatura, chegando até 27ºC. Apesar disso os modelos indicam que as chuvas tendem a continuar, pelo menos, até o dia 16 de março”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!