Home office, protetor solar e roupas frescas: Vereador de BH propõe série de medidas para conter o ‘calorão’

pessoas no sol
O vereador Wagner Ferreira (PDT) enviou um ofício ao prefeito de BH em que propõe medidas para mitigar os efeitos do ‘calorão’ à saúde (Amanda Dias/BHAZ)

Cada um tem feito o que pode para se refrescar em meio à onda de calor que atingiu Belo Horizonte nos últimos dias. Pensando nisso, o vereador Wagner Ferreira (PDT) enviou um ofício ao prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), em que propõe uma série de medidas para mitigar os efeitos do “calorão” na saúde.

Entre as ações sugeridas por ele, estão o trabalho híbrido ou home office, o fornecimento de protetor solar, chapéus e água aos trabalhadores que atuam em áreas abertas e a flexibilização de qualquer código de vestimenta em vigor em qualquer órgão municipal.

Na visão de Wagner Ferreira, essas e outras medidas são urgentes para garantir a saúde dos trabalhadores, principalmente daqueles que estão dentro de algum grupo de risco.

“Aqui na Câmara Municipal a gente tem defendido várias políticas públicas para combater os efeitos dos eventos climáticos extremos sobre a população de Belo Horizonte”, ressaltou ele.

BH 40ºC

Segundo a MetSul Meteorologia, a capital mineira pode atingir um índice histórico de calor nas próximas semanas. O instituto prevê que Belo Horizonte pode registrar uma temperatura máxima de 40ºC até a segunda quinzena deste mês.

Em outras cidades do estado, os termômetros podem atingir até 46ºC. Segundo a MetSul, a onda de calor vai atingir “níveis jamais vistos em milhares de cidades brasileiras com quebra de enorme número de recordes”.

“Belo Horizonte pode ter o recorde, semanas atrás alcançado de 38,6ºC, superado com máximas em torno de 40ºC. Também a cidade do Rio de Janeiro pode anotar máximas extraordinariamente altas com muitos dias acima de 40ºC”, reforça o aviso da MetSul.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!