Vereador e chefe de gabinete são presos em operação na Câmara de Nova Lima

pcmg na camara de nova lima
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no gabinete do vereador e em outros 12 locais (PCMG/Divulgação)

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (11), o vereador de Nova Lima Tiago Tito (PSD) e o chefe de gabinete dele. As prisões fazem parte de uma operação em parceria com o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) para combater a chamada “rachadinha” e a influência de vereadores na destinação de cargos públicos, além de apurar fraudes em licitações no Legislativo e no Executivo municipal.

Além disso, a operação também investiga a lavagem de dinheiro decorrente dos crimes. Junto com as prisões, os agentes também cumpriram treze mandados de busca e apreensão – no gabinete do vereador, na casa do chefe de gabinete e de outros agentes envolvidos.

Durante as investigações, foram identificados indícios de que o vereador teria recebido valores provenientes dos salários de assessores parlamentares, prática conhecida como rachadinha, agindo com o auxílio do chefe de gabinete e outros integrantes de sua equipe. Se condenados, os suspeitos podem pegar até 37 anos de prisão.

Ajuda de empresário

Além dessa prática criminosa, com o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) nas investigações, o delegado Gabriel Ciríaco Fonseca conta que foi apurada estreita relação entre o vereador e um empresário de Nova Lima, no ramo de construção civil. “Ele [o empresário] teria ligações com esse vereador, teria facilidades e favorecimentos em licitações. Então, esse empresário também foi alvo de busca e apreensão hoje”, afirma.

Durante a operação, que contou com a participação de três promotores de Justiça e 58 policiais civis, a casa do homem e a sede da empresa também foram alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos nesta manhã. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, notebooks, computadores e documentos.

documentos apreendidos nova lima
Documentos, computadores e celulares foram apreendidos (MPMG/Divulgação)

Primeira fase

Fonseca conta que a operação é um desdobramento da investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção da PCMG, iniciada em outubro do último ano.

“Em dezembro, nós tivemos a primeira fase dessa operação, que foi denominada Contrato Leonino, e, depois de análise de materiais e oitivas de pessoas envolvidas nessa etapa, culminou, hoje, nesta segunda fase”, explica. Segundo ele, os crimes apurados são:

  • Peculato, na modalidade rachadinha
  • Associação criminosa
  • Falsidade ideológica de uso nos documentos falsos
  • Dispensa irregular de licitação
  • Eventual lavagem de dinheiro

Os trabalhos de hoje são o desdobramento da operação “Contrato Leonino”, deflagrada em dezembro de 2020 pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, e resultado das diligências investigativas realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público (GEPP) e Grupo de Combate às Organizações Criminosas (GCOC).

O BHAZ entrou em contato com a Câmara de Nova Lima, mas, até a publicação desta matéria, não obteve resposta. Tão logo haja um retorno, esta publicação será atualizada.

Com PCMG e MPMG

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!