VÍDEO: Estação Central do metrô em BH fica inundada após fortes chuvas

Chuva alagou ruas na tarde desta sexta-feira (Reprodução/Redes sociais)

As fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira (5) causaram alagamentos e arrastaram carros pelas ruas da capital. Passageiros que estavam na Estação Central do metrô registraram o momento em que o espaço foi tomado pela água.

Na manhã desta sexta, a Defesa Civil alertou os moradores da capital mineira para chuvas de até 50 mm, ventos de 40 quilômetros por hora e granizo até a manhã de sábado (6). No entanto, após a precipitação desta tarde, o órgão atualizou a previsão, informando que para as próximas horas o volume pode ser de 10 a 30mm maior em relação à primeira divulgação.

Nas imagens filmadas pelos passageiros, um funcionário aparece retirando água com materiais de limpeza. Além da Estação Central, a avenida Silviano Brandão e avenida Sapucaí também foram inundadas pela chuva.

Para amanhã a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 17 °C e a máxima de 31 ºC com umidade relativa do ar mínima em torno de 35%, à tarde.

Orientações

Para evitar acidentes durante a chuva, especialistas recomendam uma série de cuidados, como não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também não é recomendado utilizar aparelhos eletrônicos na tomada. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda alguns cuidados à população para o período de chuvas. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Edição: Lucas Negrisoli
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!