Vídeo flagra policial chacoalhando jovem de cabeça para baixo no Barreiro

Reprodução/Facebook

Um vídeo publicado no Facebook, nessa segunda-feira (31), se transformou em um dos mais vistos por internautas belo-horizontinos por mostrar uma abordagem policial abusiva, supostamente ocorrida na região do Barreiro, na capital. Nas imagens, um policial militar aparece chacoalhando um jovem negro de cabeça para baixo durante uma revista.

A gravação, que possui menos de 10 segundos, já foi vista mais de 36 mil vezes e ultrapassa a marca de 500 compartilhamentos. A maioria dos comentários trata a publicação como algo engraçado, mas a atitude do PM é considerada irregular pela própria corporação.

Segundo a Polícia Militar, a abordagem não está dentro dos padrões previstos pela corporação e o vídeo foi enviado para a Corregedoria, que abriu uma investigação interna para apurar o caso. A PM ressalta que todos os militares precisam seguir as normatizações, além de respeitar os direitos humanos e a segurança de todos os envolvidos durante as abordagens de revista.

Veja a nota da Polícia Militar na íntegra:

“A Polícia Militar de Minas Gerais esclarece que o vídeo de uma abordagem realizada por um Cabo/PM que está circulando nas redes sociais não está dentro do padrão de abordagem policial previsto em nossas normatizações. A Instituição possui cadernos doutrinários que disciplinam detalhadamente a forma segura e correta de realizar uma abordagem, garantindo o respeito aos direitos humanos e a segurança de todos os envolvidos. Há previsão de punição administrativa e penal se for o caso, para o Policial Militar que atua em desconformidade com o que é disseminado exaustivamente em nossos treinamentos. O vídeo foi enviado para a Corregedoria da Polícia Militar”.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!