Pai canta para filho durante parto em BH e imagens viralizam

Nicolas é o primeiro filho do casal
Nicolas é o primeiro filho do casal (Arquivo Pessoal)

O pequeno Nicolas chegou ao mundo de uma forma muito especial: ao som das músicas preferidas de seus pais, cantadas pelo próprio pai. Esse foi o pedido que Joana Pires, de 39 anos e Daniel Viana, de 41, fizeram à equipe da Maternidade do Hospital das Clínicas da UFMG. Ao som de “Fico Assim sem Você”, de Claudinho e Buchecha e “Vilarejo”, dos Tribalistas, Nicolas nasceu saudável nessa sexta-feira (13).

Joana conta que o marido é músico e que foi daí que surgiu a ideia de tocar na hora do parto. “Desde que a gente soube da gestação, ele tem o costume de tocar para o Nicolas. Tem o costume de colocar música. É música o tempo todo, o dia inteiro, e o Nicolas gosta”, conta. Ela também destaca que o apoio do marido foi importante para tranquilizá-la durante a cirurgia. “Foi bom para poder me acalmar. O parto foi super tranquilo. Me deixou relaxada. Todo o medo e ansiedade foram embora”, disse ao BHAZ.

Joana explica que sua gestação foi conturbada, por causa de uma diabete gestacional, com um pré-natal de alto risco. “Desde quarta-feira estou no hospital para tentar induzir o parto. Mas não estava dando certo e optamos por fazer uma cesariana. A equipe foi excelente, adorei todo mundo, me deixaram super à vontade, deram toda a atenção. Graças a Deus, foi tranquilo”.

A nova mamãe diz que o momento ficará para sempre na memória. “Foi um momento mágico, nunca vou esquecer. Foi muito mágico mesmo. Vai ficar guardado para sempre, tanto para mim quanto para meu marido, estava muito emocionado na hora”, lembra Joana. O momento emocionante foi registrado em vídeo e publicado nas redes socais do HC-UFMG

Parto humanizado

Patrícia Chaves, do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH ) do Hospital das Clinicas da UFMG, conta que esse tipo de pedido para os partos é acordado durante o pré-natal com a equipe médica.

“Essa comunicação acontece entre o paciente e a equipe que assiste, é uma relação de confiança que é construída com a  equipe, onde o casal apresenta e diz como quer que aconteça o parto, e a equipe tem essa escuta e vê a viabilidade”, explica.

Ela ressalta como essa condução pode ajudar na hora do parto. “A atitude do próprio pai trouxesse menos estresse a mãe. Ele tocou para receber o filho, acolher o filho e acalmar a esposa. Foi um momento especial para a família e para a equipe também”.  

“A lógica do parto humanizado é que se permita que a natureza atue naquele momento com o mínimo de intervenções. Para a equipe atuar de maneira respeitosa e acolhedora”, explica a terapeuta. 

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!