100 mil brasileiros aguardam emissão de passaportes, diz PF

Passaportes
Cidadãos já foram atendidos, mas ainda não receberam o documento (Marcelo Camargo/Agência Braisl)

A suspensão da emissão de novos passaportes já deixa 100 mil pessoas na “fila de espera”, de acordo com a própria Polícia Federal. Este número corresponde aos cidadãos que já foram atendidos nos postos da PF e pagaram a taxa, mas ainda não receberam o documento.

A emissão de passaportes foi suspensa pela primeira vez no dia 19 de janeiro, por causa da “insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.

Ela chegou a ser retomada por causa da liberação de R$ 37,4 milhões de crédito orçamentário, mas acabou sendo suspensa novamente no dia 1º de dezembro. De acordo com a PF, o valor liberado era insuficiente para seguir com as confecções depois da data.

Fila de espera

Procurada pelo BHAZ, a corporação confirmou nesta quarta-feira (21) que cerca de 100 mil requerentes já atendidos estão aguardando seus passaportes. A Polícia Federal também reforça que o agendamento online do serviço e o atendimento nos postos continuam funcionando normalmente. 

“Por enquanto não há previsão para retomada da emissão, mas há boa expectativa de que seja em breve”, diz nota da PF.

A corporação também diz acompanhar a tramitação do Projeto de Lei 12/2022, que prevê a suplementação do serviço de passaporte em R$ 31,5 milhões. O texto foi aprovado pelo Congresso na última quinta-feira (15) e seguiu para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!