99 terá veículos de patrulha para suporte em situações de risco durante corridas

Segurança 99
Carros do aplicativo já têm câmeras instaladas (99/Divulgação)

O aplicativo de mobilidade 99 começou a implementar um recurso que deve garantir mais segurança aos motoristas e passageiros durante as corridas: carros e motocicletas de patrulha que podem ser acionados em situações de risco ou de emergência.

A novidade já está funcionado em São Paulo e no Rio de Janeiro e está em fase de implementação nas demais cidades do país. De acordo com a empresa, equipes especializadas serão enviadas em caso de acionamento da funcionalidade “Patrulha 99”.

Acionamento

Desvio do percurso, paradas longas ou trajeto com tempo acima do previsto são algumas das situações em que o veículo de patrulha poderá ser chamado.

A partir do acionamento, a central de segurança da empresa aciona a polícia e compartilha com ela as informações da viagem, enquanto um veículo da Patrulha 99 se dirige até o local.

Ainda segundo a empresa, após o atendimento, outros serviços de emergência são notificados caso seja necessário. No acionamento, o aplicativo usa o GPS para ativar a unidade de patrulha que esteja mais próxima ao local do incidente.

“A Patrulha 99 busca garantir que nossos usuários sejam devidamente assistidos, caso enfrentem alguma emergência, além de otimizar a articulação com serviços de emergência e a colaboração com as autoridades, caso necessário”, diz Tatiana Scatena, diretora de Segurança da 99.

Situações de risco

De acordo com a 99, todas as corridas contam com monitoramento em tempo real, que “identifica padrões de comportamento que podem estar associados a um incidente, como mudança de rotas, paradas longas e trajetos acima do tempo previsto” por meio de inteligência artificial.

A empresa também possui câmeras de segurança instaladas nos veículos que captam imagens com “lente olho de peixe” e modo noturno. Os dispositivos acompanham um botão de segurança físico, localizado em posição sigilosa dentro do carro.

“Se for identificada alguma anormalidade, o app envia automaticamente alertas para motoristas e passageiros de que aquela corrida está sendo monitorada, perguntando se está tudo bem e um aviso é automaticamente enviado para a Central de Segurança que, caso necessário, tenta contato telefônico para evitar uma possível ocorrência”, garante a 99.

Monitoramento
Aplicativo tem outras funcionalidades de segurança (99/Divulgação)

Ainda conforme a empresa de mobilidade, todos os usuários têm acesso aos recursos de gravação de áudio, compartilhamento de rotas com contatos de confiança e botão para ligar direto para a polícia.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!