Anitta x Bolsonaro: Após cantora bloquear presidente, relembre principais conflitos entre os dois

anitta-bolsonaro
Anitta bloqueou Bolsonaro após mais um conflito entre os dois nas redes sociais (Reprodução/@anitta/Instagram + Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Anitta e Jair Bolsonaro (PL) voltaram a protagonizar um conflito nas redes sociais durante o fim de semana. Tudo começou no sábado (16) após a cantora fazer uma declaração sobre as cores da bandeira do Brasil. O presidente respondeu a artista, que acabou o bloqueando. Anitta disse que não quer que a equipe de redes sociais de Bolsonaro utilize suas postagens para ganhar repercussão. Relembre abaixo outras vezes que a cantora e o presidente trocaram farpas.

Tudo começou após o figurino que Anitta usou para se apresentar no festival Coachella ganhar repercussão positiva nas redes sociais. A cantora usou um conjunto com as cores verde, amarela e azul, e muitos opositores de Jair Bolsonaro disseram que a cantora estaria “limpando a imagem” da bandeira nacional.

Isso depois que a bandeira do Brasil tornou-se um forte símbolo do governo Bolsonaro. Anitta disse: “A bandeira do Brasil e as cores da bandeira do Brasil pertencem aos brasileiros. Representam o Brasil em geral. Ninguém pode se apropriar do significado das cores da bandeira do nosso país. Fim”.

Perfil de Bolsonaro responde Anitta

O presidente da República respondeu ao tuíte da artista, dizendo “concordo com a Anita” e publicando vários emojis da bandeira do Brasil. A cantora, por sua vez, rebateu ao perfil de Bolsonaro, dizendo: “Ai, garoto, vai catar o que fazer, vai”.

Bolsonaro responde Anitta (Reprodução/Redes Sociais)
Anitta rebate perfil de Bolsonaro (Reprodução/Redes Sociais)

Em seguida, Anitta decidiu bloquear Jair Bolsonaro de seu Twitter, justificando que não queria que os administradores das redes sociais do presidente ganhassem repercussão às custas dela. “Meti logo um block para esses adms dele não ficarem usando minhas redes sociais para ganhar buzz na internet”, tuitou a cantora.

Anitta expõe estratégia de Bolsonaro

Ao ver a treta, o criador de conteúdo Dudu sugeriu que Anitta colocasse uma montagem negativa de Bolsonaro no telão de seu próximo show do Coachella para irritá-lo, ao que a cantora respondeu que a estratégia do presidente nas redes sociais teria mudado:

“Eles estão com uma equipe de redes sociais mais jovem e descolada pra justamente passar essa imagem dele. Fazer o público esquecer as m*rdas com piadas e memes da internet que faça o jovem achar que ele é um cara maneirão, boa praça”.

Ela completou: “Então, nesse momento, qualquer manifestação contra ele por meio dos artistas vai ser revertido em forma de deboche pelas mídias sociais dele. Assim o artista vira o chato mimizento e ele o cara bacana que leva tudo numa boa. As pessoas acabam esquecendo o que realmente importa”.

‘Quanto mais cita, mais mídia ele alcança’

A artista observou que o país está “caminhando para votar pela identificação de fã que você tem pela pessoa”. Segundo ela, é uma estratégia que dá “aquela sensação de: queria ser amigo dele… logo, você votaria no seu amigo gente boa. E por aí vai a estratégia”.

“Quanto mais você cita de forma negativa, mais mídia ele alcança e usa essa mídia para destinar ao que ele quer. Já usei essa estratégia algumas vezes, por isso sei bem o que tá rolando rs”, disse Anitta. Ela explicou que começou a perceber essa estratégia quando Bolsonaro passou a usar músicas de artistas opositores em seus stories.

Ela ainda aconselhou: “Agora a estratégia do lado oposto precisa ser citar o nome dele o menos possível. Eu trocaria o ‘slogan’ ‘fora fulaninho’ para ‘muda Brasil’ ou algo que desvincule completamente a narrativa do nome dele. Pois isso no momento só vai dar mais mídia e consequentemente mais força. Vocês não me verão falando ‘fora fulaninho’ até as eleições acabarem. E sugiro a quem for contra ele fazer o mesmo”.

Internautas comentam block de Anitta

O block de Anitta em Bolsonaro gerou bastante repercussão no Twitter, com várias pessoas apoiando a atitude da cantora. “Ele tentando fazer piadinha para ver se pega um público mais jovem, besta é quem cai”, afirmou um internauta. “A equipe dele morrendo agora que não vai ter como engajar mais fazendo piadinha”, ironizou outro usuário.

“Tem um aspecto dessa ‘briga’ entre Bolsonaro e Anitta que está nos subterrâneos, mas acaba sendo muito forte entre o público mais conservador, em especial o evangélico: Bolsonaro sabe que os pastores vendem a Anitta como símbolo de imoralidade para suas comunidades”, observou uma terceira pessoa.

Relembre outros conflitos de Anitta X Bolsonaro

Essa não é a primeira vez que Anitta e Bolsonaro protagonizam um conflito público. A cantora já foi alvo constante de críticas por parte do presidente e ela, por sua vez, sempre tece críticas ao governo bolsonarista. No mês passado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atendeu a um pedido do partido do presidente, o PL (Partido Liberal), para proibir manifestações políticas no festival Lollapalooza.

A cantora ironizou a recomendação do tribunal, que havia imposto uma multa de R$ 50 mil para os artistas que desobedecessem à decisão. “50 mil? Poxa… Menos uma bolsa. Fora Bolsonarooo. Essa lei vale fora do país? Porque meus festivais são só internacionais”.

‘É presidente ou subcelebridade?’

Ainda no mês passado, Bolsonaro levou invertida de Anitta sobre sua opinião a respeito do BBB 22. O político havia publicado no Twitter que não assistia ao reality, e ainda deu uma opinião negativa sobre o programa. Em meio à série de respostas que Bolsonaro recebeu, uma delas foi de Anitta.

“Não assisto BBB22. Muito ruim. Boa noite a todos!”, publicou Jair Bolsonaro. Anitta deicidiu responder ao tuíte do chefe de estado, e questionou: “É presidente ou subcelebridade?”. A cantora ainda fez um adendo: “Bem, meus fãs perguntando para mim se eu sou subcelebridade… mas eu sou só eu né… presidente é babado”.

Presidente debocha de lives de Anitta e Prioli

No ano passado, Jair Bolsonaro debochou das lives sobre política feitas por Anitta e Gabriela Prioli. “Eu ouvi outro dia. Eu tive o saco de ouvir uns 10 minutos duas mulheres – podia ser dois homens também – não sabem nada. Ela [Anitta] não sabe nada. Não sabe o que é Poder Executivo”, disse Bolsonaro, à época.

Anitta rebateu em suas redes sociais: “É isso mesmo, presidente. Eu e mais da metade dos brasileiros não sabem quais são os três Poderes, não sabem o dever do senhor, que ao invés de estar preocupado com o que eu estou fazendo da minha vida, deveria estar cuidando do país, não é mesmo?” (relembre aqui).

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!