ANS suspende novos contratos de 70 planos de saúde no Brasil

Proibição vale a partir desta quinta-feira
Proibição vale a partir desta quinta-feira (Arquivo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão temporária de novos contratos de 70 planos de saúde de oito operadoras. A decisão anunciada nesta segunda-feira (27) é reflexo do alto número de reclamações sobre cobertura assistencial. A venda fica proibida a partir desta quinta-feira (30) e só poderá retornar quando as operadoras apresentarem melhora no desempenho assistencial.

Segundo a ANS, os usuários atuais dos planos suspensos não sofrerão prejuízo e poderão usar do serviço normalmente. A suspensão da venda ocorre por causa do resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o acesso dos usuários de planos de saúde às coberturas contratadas. A ANS analisa as reclamações sobre descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias, ou negativa de cobertura assistencial. 

A partir dessas informações, as operadoras recebem classificações em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da comercialização dos planos mais reclamados das operadoras identificadas em risco. No primeiro trimestre deste ano, entre os dias 1º de janeiro e 31 de março, 37.512 reclamações participaram da análise.

Os resultados do monitoramento saem trimestralmente e os planos de saúde que deixam de apresentar risco à assistência à saúde recebem a liberação para retomar a comercialização. Além dos que tiveram a comercialização suspensa, a ANS informou que quatro planos de três operadoras poderão ser vendidos novamente. A lista completa dos planos suspensos e dos que tiveram a comercialização liberada está em nota da ANS.

Com Agência Brasil

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!