A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou, nessa quarta-feira (26), mais 112 pomadas para fixar ou modelar cabelos. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), tem vigência imediata e os produtos não podem mais ser comercializados.
Segundo a agência, o monitoramento de eventos adversos relacionados a esse tipo de produto tem motivado o reforço nas ações de fiscalização.
Os produtos haviam sido regularizados pelos fabricantes por meio da modalidade de notificação e não se adequaram às exigências da norma atual, a RDC 814/2023, destaca a Anvisa.
Ainda de acordo com a agência, na maioria dos casos, foi descumprido o art. 5º da norma, que obriga as empresas a adequarem os processos de produtos que haviam sido regularizados por notificação antes de 15 de setembro de 2023.
Dicas da Anvisa sobre pomadas capilares
O uso de produtos irregulares ou de forma inadequada pode provocar efeitos danos como cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dores de cabeça.
No site oficial, a Anvisa destaca orientações sobre os produtos. E se tiver qualquer problema que possa ser relacionado ao uso desses produtos ou de outros cosméticos, notifique a agência.
Com Anvisa