Anvisa recomenda exigência de comprovante de vacinação para entrada de turistas no Brasil

anvisa
A Anvisa destaca que essa providência se mostra fundamental agora que a variante ômicron foi identificada em território nacional (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) voltou a reforçar a importância de medidas restritivas em relação aos voos internacionais que chegam ao Brasil. Em ofício enviado à Casa Civil nessa quarta-feira (1º), a agência recomenda que seja exigido o certificado de vacinação para a entrada de viajantes no país.

“Diante das restrições estabelecidas de forma global pelos demais países, a inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o SUS (Sistema Único de Saúde), diz o órgão vigilante, em nota.

O documento destaca que essa providência se mostra fundamental agora que a ômicron, nova variante do coronavírus, foi identificada em território nacional. Até o momento, três casos foram confirmados em São Paulo.

Adoção de quarentena

Em nota, a Anvisa ainda reforça o pedido de restrição de voos vindos da África, emitido no último dia 12, e que ainda não foi avaliada pelo Comitê Interministerial. Segundo a agência, há mais de um ano é recomendada a adoção de quarentena aos viajantes que entram no país, orientação que já foi reiterada em seis notas técnicas desde então.

“Se cumprida de acordo com as orientações das autoridades de saúde, acrescida de outras medidas sanitárias, permitiria a contenção da disseminação da doença pela interrupção da cadeia de transmissão de variantes do vírus, já que visa evitar o contato do viajante com outras pessoas suscetíveis”, explica.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!