Após ciclone extratropical, 596 pinguins são encontrados mortos no litoral de Santa Catarina

pinguins mortos
Animais foram encontrados sem vida no Sul do Brasil (Divulgação/PMP-BS/Univille

Após a passagem de ciclone extratropical em Santa Catarina, 596 pinguins foram encontrados mortos desde a última terça-feira (9).

O Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS), que é um órgão que especializado no atendimento veterinário a animais marítimos, é o responsável pela divulgação das informações.

Ao g1, o biólogo marinho e coordenador do PMP-BS em Santa Catarina e Paraná, André Barreto, explicou o fenômeno. Segundo ele, o surgimento de animais nas praias aumenta por conta do ciclone pois os ventos fortes do mar em direção à terra os transportam.

Outros animais

De terça-feira até ontem (12), 622 animais marinhos foram encontrados na beira da praia. Apenas 24 sobreviveram. Além dos pinguins, tartarugas, fragatas e gaivotas também foram atingidos. A maioria foi localizada na ilha de Santa Catarina.

O biólogo ainda explica que o pinguim, por não conseguir voar, tem mais dificuldade de fugir das ondas mais fortes. Como precisa respirar fora da água, acaba se afogando com o mar agitado.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o ciclone ocasionou rajadas de vento de mais de 100 km/h em algumas partes do estado nessa quarta-feira (10).

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!